“Rua Professor Vitório Gadonski” será o novo nome da, hoje, “Rua 04” do Loteamento Pinheiros, no bairro Panorama. A nomeação, que soluciona o problema de moradores que não têm nome de rua para referência de suas casas, também homenageia o cidadão que dedicou anos de sua vida à Educação e que já foi presidente da Associação de Moradores local.
A proposta partiu dos gabinetes dos vereadores Felipe Kinn da Silva (MDB) e Sérgio Souza (PSB); o último, sobrinho do homenageado. Foi aprovada por unanimidade na Câmara nessa quinta-feira, dia 15. “Será uma justa homenagem a um homem que muito trabalhou pela comunidade, não só da localidade onde morava, mas também pro nosso Município”, destacaram os parlamentares em sua justificativa.
Gadonski é natural de Frederico Westphalen. Chegou a estudar para ser padre, mas acabou escolhendo a profissão de professor e seu amor por ensinar. Iniciou carreira em sua terra natal em 1965 e, no ano seguinte, foi transferido para Palmitinho, onde ajudou a fundar a Escola Nossa Senhora de Lourdes. Foi na cidade que constituiu família, com a esposa, Lorena, e posteriormente os cinco filhos. A história do professor em Montenegro começou em 1980, quando a família se mudou para a Cidade das Artes. Por dez anos, ele trabalhou na creche do Panorama e, então, na Escola Adolfo Schuller. O professor se aposentou em 1994.
Traz sua biografia junto ao projeto da homenagem que Gadonski foi líder comunitário atuante em pautas ligadas a infraestrutura, ao esporte e ao meio ambiente no bairro. Por lá, ele também ajudou na construção da Capela Bom Pastor e do pavilhão de eventos, lugar onde foi coordenador e ministro da eucaristia. “Vitório, pessoa muito querida pela comunidade, deixou uma linda história registrada e sempre será lembrado como exemplo de integridade, liderança, trabalho, caridade ao próximo, carisma, e também de muito amor para todos”, destacam os vereadores. O professor faleceu no último dia 8 de março, aos 76 anos de idade, vítima de complicações relacionadas à Covid-19.