Assim como ocorreu com a Estrada Selma Wallauer, a pavimentação da rua Leopoldo Gemmer, no bairro Progresso, vai deixar de ser feita através de financiamento do Avançar Cidades; e deve ser realizada com recursos próprios do Município. A decisão foi tomada pelo governo em função da demora na liberação do crédito para as pavimentações, anunciadas ainda no fim de 2019, e da pressão de moradores que precisam conviver com a grande quantidade de buracos na rua.
“A burocracia que envolve o Avançar Cidades torna o processo muito moroso e tem levado a Administração Municipal a, na medida do possível, fazer as obras mais prioritárias com recursos próprios. A Leopoldo Gemmer deverá ser pavimentada com verbas do Município”, garantiu o Executivo em nota ao Ibiá.
A medida é confirmada após protesto de um grupo de moradores que cobra, ao menos, uma operação tapa-buracos enquanto os trâmites para a pavimentação não saem. No fim da última semana, um cartaz escrito “É os Guri” foi colocado sobre um dos buracos, aberto há quase um ano, como forma de pressionar por alguma solução. Ele faz referência ao slogan de campanha do prefeito Gustavo Zanatta.
“Aqui é uma ligação de bairros e perto do meio-dia é um movimento enorme”, explica Fabricio Alves, um dos moradores. Ele aponta que os buracos forçam motoristas a desviarem, trazendo riscos à segurança no trânsito. “Eu, como tenho comércio aqui, várias vezes já presenciei quase acidentes. Os amarelinhos (do transporte coletivo) vêm com velocidade, às vezes vem carro do outro lado e é um risco. Esses dias, uma vizinha foi desviar de um buraco, mas vinha carro na outra direção e ela acabou batendo no cordão da calçada e quebrou a roda.”
A secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos não dá prazo, mas diz que prepara ação para minimizar o problema “em breve”. “O cronograma de atividades está sofrendo atrasos em virtude dos muitos dias de chuva e alta umidade registrados desde abril, momentos em que determinados serviços não podem ser feitos”, trouxe, em nota. (DM)