RSC-287 terá via marginal no trecho da Panorama e construção de 4 passarelas

OBRAS só devem iniciar após a duplicação em 2026

As obras de recuperação do leito central da RSC-287 avançam no trecho entre Triunfo em Montenegro, apesar do atraso no cronograma decorrente das chuvas intensas dos últimos dias. A meta da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que assumiu a rodovia em fevereiro deste ano, era concluir os 21 quilômetros da primeira etapa ainda neste mês de novembro. E depois iniciar também a restauração dos 33 quilômetros da ERS-240 entre Montenegro, Capela de Santana, Portão e São Leopoldo, com previsão de conclusão de todos os trabalhos em dezembro. As melhorias incluem pavimentação, sinalização, drenagem e limpeza.

A maior preocupação é com a segurança. Nesta etapa está sendo feito o recapeamento da pista de rolamento, sem asfaltar os acostamentos. Não estão previstas outras obras neste primeiro ano de concessão. Em trechos mais críticos, como do bairro Panorama, já destacado em reportagens do jornal Ibiá, segue a dificuldade na travessia de pedestres, ciclistas e também de veículos. Para o líder comunitário Airton Quadros, presidente da União Montenegrina das Associações Comunitárias (UMAC) e morador do bairro Panorama, a demora na realização de obras e medidas para aumentar a segurança geram mais angústia e revolta. “Estão melhorando o leito central da rodovia e com isso os motoristas vão aumentar a velocidade”, diz, temendo mais acidentes e tragédias. Além de passarelas, pede a instalação de controladores de velocidade.

Pedágio e BSO em Capela
As obras para a instalação do pedágio de cobrança automática, na altura do quilômetro 30 da ERS-240, em Capela de Santana, próximo da divisa com Montenegro, iniciaram nesta semana. Máquinas e caminhões estão colocando aterro nas margens da rodovia, na localidade de Segredo, entre as duas últimas pontes, no sentido Montenegro/Capela.
Depois será feita a concretagem da base e a montagem do pórtico do free flow, para com câmeras e sensores para a leitura de placas e tags. A cobrança deve iniciar em fevereiro, quando a praça de pedágio de Portão será desativada.

Também está em construção uma base de serviço operacional (BSO) da CSG na altura do quilômetro 25 da ERS-240, na localidade de Divisa, junto ao chamado “morro das antenas”, em Capela de Santana. A base, como já existe em outras cidades, como Portão e Bom Princípio, pode ser usada por motoristas e passageiros como ponto de apoio, funcionando 24 horas, contando com banheiros, fraldários, água, totem de autoatendimento (inclusive para pagamento do pedágio), área de descanso e wi-fi, além de acessibilidade. E também deve contar com serviços de ambulância e guincho.

Iniciaram as obras do pedágio no KM 30 e cobrança deve começar em fevereiro

Vias marginais e passarelas
Pelo cronograma da CSG, a partir do quarto ano da concessão, ou seja, em 2026, está prevista toda a duplicação da RSC-287. E no ano seguinte, em 2027, a implantação de 600 metros de via marginal no perímetro urbano, entre os quilômetros 0 e 2. A via marginal é uma espécie de rua lateral da rodovia, que separa o trânsito local do tráfego da rodovia, como aconteceu no trecho do bairro Santo Antônio desde a construção das rótulas com vias laterais. As vias marginais devem contemplar o bairro Panorama, que fica no perímetro urbano. Também estão previstas duas interseções em desnível e três do tipo rótula, entre 2027 e 2029. E as tão sonhadas passarelas, que seriam quatro, estão previstas para o quinto ano de concessão, ou seja, em 2027.

Ainda estão previstas, pelo cronograma da concessionária, cinco melhorias de acesso. E todas as rodovias serão monitoradas por câmeras até o final do segundo ano de concessão, que seria no próximo ano.

Não foram informados os locais exatos das passarelas, interseções e outras obras, o que deve ser anunciado mais perto das execuções, de acordo com as demandas da comunidade.

Base de serviço operacional está sendo construída na RS-240 em Capela de Santana

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