A vacinação de adolescentes contra Covid-19 continuará no Rio Grande do Sul. A decisão foi pactuada pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na manhã desta terça-feira, 21.
Esse é um dos públicos a serem atendidos com as mais de 1 milhão de doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que serão entregues pela SES nesta quarta-feira, 22, a todos os municípios. O governo do Estado destaca que somente a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público. Até o fechamento desta matéria as planilhas com o número de doses para cada cidade ainda estavam sendo organizadas.
A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.
Outras 38,5 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no Rio Grande do Sul.
Um dos pontos ressaltados pela SES foi a mudança no prazo de segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. O cálculo já foi revisto para as doses que serão distribuídas nesta semana.