Rompimento de fios causam transtornos à população

Arruma de um lado e estragada de outro. Fios soltos colocam em risco motoristas e pedestres que transitam pela via

Por cerca de um ano, moradores da Estrada Selma Wallauer, no bairro Faxinal, solicitaram para a RGE Sul a substituição de postes de iluminação pública que estavam em péssimas condições, inclusive, quase caindo. No final do ano passado o problema foi resolvido, mas uma nova situação surgiu para dar dor de cabeça aos cidadãos. Os fios de telefonia e internet não foram posicionados como estavam anteriormente, como consequencia, volta e meia as famílias ficam sem telefone e sem internet. Além disso, os cabos colocam em risco os motoristas que passam pela via.

Na semana passada, um caminhão se enrolou nos fios. O cabo caiu na frente da casa de seu Getúlio de Vargas, de 60 anos. Temendo que um acidente pudesse ocorrer, o morador amarrou o fio na grade do muro da casa dele. Mesmo assim, outros fios ainda apresentam risco. “Nós já pedimos providências na Prefeitura, na Oi e para a RGE. Essa situação está assim há quatro meses. Um representante da Oi veio aqui e prometeu providências, mas até agora não fizeram nada”, conta Getúlio.

Um outro morador, que não quis se identificar, relata que chegou a ficar 12 dias sem internet devido a problemas com a fiação. Seu Getúlio lembra que a situação pode afetar um número bem maior de pessoas. “Se um caminhão arrebentar esses fios, muita gente do interior vai ficar sem telefone e sem internet. O próprio técnico da Oi me disse isso”, afirma.

Getúlio aponta que a própria rede elétrica foi instalada em um local de risco para a comunidade. “Os postes estão fora da calçada e os fios no meio da via. Tem que colocar outros dois postes para trazer os fios para próximo da calçada”, avalia.

Marcelo da Silva, morador da rua Emílio Leipnitz, no bairro Santo Antônio, também teve problemas ocasionados pelo rompimento de um fio da RGE.Ele ficou sem abastecimento de energia elétrica durante cerca de 19 horas nesse final de semana. “Ficamos sem energia desde às 20h de sábado. Às 11h de domingo, técnicos desligaram o restante da energia e prometeram que às 13h voltariam para ligar, mas isso não aconteceu e todo o bairro ficou sem luz”, conta. O serviço só foi restabelecido às após às 15h, depois que outros chamados foram feitos pelo 0800 da companhia.

O que dizem as prestadoras de serviço
O representante da Oi na região informa que o problema vai ser verificado e, se ficar comprovada a responsabilidade da empresa, medidas serão tomadas para solucioná-lo. No início do mês, dia 8, foi realizado um reparo no mesmo local citado pela reportagem. A empresa solicita que os usuários entrem em contato pelos canais de atendimento sempre que for constatado algum tipo de problema.

Com a substituição dos postes, os fios de energia elétrica foram posicionados no meio da via

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da RGE Sul na tarde da quinta-feira, dia 17, mas até o fechamento desta matéria a empresa não deu retorno sobre o caso.

Últimas Notícias

Destaques