Tenente Coronel estava no comando do 5° BPM e vai substituir Márcio Luz
Após dois anos e cinco meses no comando do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Tenente Coronel Rogério Pereira Martins assumiu, na manhã dessa terça-feira, 15, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Caí. Ele substitui o Tenente Coronel Márcio José Rosa Luz na função. A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do CRPO, em Montenegro, e contou com a presença de policiais da reserva, autoridades e prefeitos de municípios da região.
A cerimônia iniciou com a leitura da ata e o hino nacional. Na sequência, o Ten. Cel. Márcio Luz, falou sobre as ações realizadas durante o período em que esteve à frente do CRPO (um ano e meio), como cercos, prisões, perseguições e apreensões na região. “Garanto que fizemos o nosso melhor”, destacou o Tenente Coronel, que está indo para o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste.
Depois, Márcio Luz passou oficialmente a função de comandante do CRPO Vale do Caí para Pereira Martins. Após a solenidade, o novo líder do CRPO falou com exclusividade com a reportagem do Ibiá. “O comando da Brigada Militar tem uma doutrina sobre as funções de comando de unidade, de comando regional. É uma gestão, é necessário oxigenar e permitir que haja essa mudança de ambiente. São processos naturais que ocorrem periodicamente. Vou para um passo seguinte, saio do comando de uma unidade para o comando de uma região maior”, salientou.
Em relação aos planos para sua gestão no CRPO Vale do Caí, Pereira Martins frisa que vai buscar manter o bom trabalho realizado nos últimos anos. “Nossa gestão continua sendo focada no fortalecimento das unidades operacionais, para que a análise criminal, a inteligência policial e a integração policial possam ser cada vez mais solidificadas. Além disso, vamos trabalhar com a integração dos demais órgãos, o fortalecimento do videomonitoramento na região e, fundamental, com o Programa de Incentivo à Segurança Pública”, pontua.
O programa citado por ele é uma novidade. Trata-se de uma lei estadual já aprovada, que possibilita que empresas e empresários possam destinar até 5% de seu ICMS para os órgãos de segurança pública local. “É uma parceria público-privada. Já visitamos algumas empresas que estão participando, empresas de Montenegro, que estão fazendo os depósitos diretamente na conta da Brigada Militar e da Polícia Civil, destinando para a compra de viaturas, equipamentos, armamentos e EPIs”, ressalta.
Comandante fala sobre o trabalho executado no 5° BPM
O Tenente Coronel Rogério Pereira Martins assumiu o comando do 5° BPM no início de 2019. Até seu ato final, nessa terça-feira, prezou pelo trabalho sobre três pilares: análise criminal, inteligência policial e integração policial. “São três pontos fundamentais, que analisamos os crimes, onde acontecem, quando acontecem e provavelmente quem comete. Com isso, conseguimos reduzir nossos índices criminais. Hoje, alguns indicadores foram reduzidos em 50, 60% em comparação com períodos anteriores”, exalta.
“Aliado à integração policial, com a Polícia Civil, Susepe, PRE, PRF e demais órgãos de segurança, conseguimos mapear de onde vem os delinquentes. Com isso, tivemos um aumento considerável nas prisões e apreensões de drogas. Os homicídios tiveram uma diminuição – na área de atuação do 5° BPM – de 200% em relação aos outros anos. Em 2019, foram 21 registros na nossa área, no ano passado foram 16 homicídios e, neste ano, em cinco meses, foram quatro”, acrescenta.
O homicídio tem forte “influência” do tráfico de drogas, já que o tráfico traz consigo uma série de crimes periféricos. “Elencamos o tráfico de drogas como um delito que deve ser reprimido. Disputa de pontos de venda de drogas, disputa de poder, tudo leva a execuções. Combatemos muito forte o tráfico”, frisa.
Na esfera de prevenção criminal, o Tenente Coronel ressalta o trabalho intenso e focado em projetos sociais, como o Proerd e a Patrulha Maria da Penha, que tem papel fundamental na diminuição da violência doméstica e prevenção ao feminicídio. Além disso, o trabalho junto aos municípios, com prefeituras e câmaras de vereadores, também é enfatizado pelo novo líder do CRPO Vale do Caí. “O trabalho com os municípios a respeito da instalação de câmeras de videomonitoramento está fazendo com que vários crimes sejam esclarecidos e evitados. Hoje temos câmeras em Montenegro, Pareci Novo, São Pedro da Serra, Barão e Triunfo, e estão sendo implantadas câmeras de videomonitoramento em Brochier e Salvador do Sul. Chamamos isso de cercamento eletrônico. As imagens são enviadas para uma Central de Videomonitoramento em Montenegro”, explica.
Com a promoção de Pereira Martins para o CRPO Vale do Caí, quem assume o comando do 5° BPM é o Major Oberdan.