Rodovias da região passarão por inspeção do Daer

Departamento usará dados de cinco trechos de vias estaduais para projetar soluções visando aumentar a segurança

Cinco trechos de rodovias estaduais que passam pelo Vale do Caí estão entre os 24 pontos onde o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizará a inspeção. A ação será realizada por meio de um programa chamado IRAP – sigla em inglês para International Road Assessment Programmet – a autarquia vai inspecionar e avaliar rodovias com altos índices de acidentes, via sistema de classificação por estrelas. A partir dessas informações, serão identificadas as áreas de risco a projetadas soluções para aumentar a segurança dos usuários.

Conhecido em português como Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, o recurso desenvolvido por um consórcio internacional capta os dados por meio de um veículo de inspeção. Esse automóvel é capaz de obter imagens georreferenciadas em 360 graus. As informações geram um arquivo do IRAP contendo todos os atributos da rodovia, que permitem classificá-la por estrelas e servem como base para a elaboração do Plano de Investimentos para Rodovias Mais Seguras. “São dois relatórios que visam a combater os pontos críticos e salvar vidas”, explica o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Sívori Sarti da Silva.

Veículo equipado coleta dados como largura da pista, condições de pavimento e acostamento. CRÉDITO: Fabio Mariot

Num primeiro momento, o Daer usará o sistema para inspecionar e avaliar a segurança de 1.498,60 quilômetros de suas estradas. Destes, 182,11 são de rodovias que passam pelo Vale do Caí (confira na tabela). Conforme a autarquia, os trechos foram selecionados a partir de dados sobre acidentabilidade e volume de tráfego. A contratação do programa foi proposta pelo Banco Mundial (Bird) como parte de seu projeto de financiamento para melhorar as condições da malha rodoviária do estado.

Conforme a autarquia, o veículo do programa está rodando nas estradas gaúchas selecionadas desde a última quarta-feira. A coleta de dados deve durar uma semana, aproximadamente.

Após esse período, serão gerados os relatórios que registram 78 atributos das vias. Entre eles, estão as condições do pavimento e do acostamento, a vegetação da região, largura da pista, acessos e travessias de pedestre. As informações técnicas estarão disponíveis aos engenheiros do Daer, que poderão avaliar quais rodovias mais necessitam de intervenções.

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