Recuperação total. Obra vem sendo executada com recursos do pedágio
Cinco semanas após ter sido bloqueado para obras de recuperação total do pavimento, o trecho final da ERS-240 (quilômetro 33), em frente à concessionária Volkswagen Comauto, em Montenegro, será liberado para o trânsito nesta sexta-feira, dia 13, informou ontem a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Contatada pelo Jornal Ibiá, a estatal disse que a previsão é de que o asfaltamento seja 100% finalizado nesta quarta-feira, mas depois disso ainda é preciso executar a sinalização horizontal. “A pintura deve estar concluída até o final de semana”, afirma a empresa.
Iniciados em 12 de março, os serviços estão a cargo da construtora Sultepa. Com 250 metros de extensão, o trecho agora reconstruído apresentava problemas de infiltração, drenagem insuficiente, buracos e asfalto enrugado. Ao longo de cerca de 250 metros — desde a rotatória da 240 com as ruas Reinaldo Hörlle e Intendente Augusto Jaeger Filho até a interseção com BR-470, RSC-287 e rua Buarque de Macedo —, as máquinas removeram por completo as estruturas do pavimento, até mesmo as camadas de base e de sub-base, constituídas por cascalhos.
Durante os procedimentos de fresagem, os rejeitos de asfalto foram retirados pela secretaria de Obras de Montenegro e destinados a vários pontos da cidade. Ao todo, 18 cargas de caminhão foram levadas ao Morro Bela Vista, estrada de acesso ao Morro da Formiga, rua General Osório e rua Campos Neto.
Durante o transcorrer das obras, o trânsito tem sido desviado pelas vias laterais, tanto no sentido capital-interior quanto no rumo oposto. Placas orientam os condutores sobre as alterações, mas à noite não há nenhum dispositivo de iluminação que alerte para o bloqueio da estrada estadual.