Promovido em anos intercalados com a Festa da Bergamota, o Rodeio Crioulo de São Sebastião do Caí chega a sua 19ª edição como um das atrações especiais da programação alusiva aos 142 anos de emancipação da comunidade caiense. As atividades ocorrem a partir da tarde de hoje, sexta-feira, na cancha de rodeios do Campus Vale do Caí da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com as primeiras provas de Laço Individual.
Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela 15ª Região Tradicionalista (RT), com apoio da prefeitura, o rodeio distribuí mais de R$ 40 mil em premiações para mais de 100 dos competidores que participam das provas campeiras. No sábado, as atividades recomeçam às 7h30min com as inscrições das Duplas de Rodeio e, às 9 horas, começam as provas de todas as modalidades de competição. A abertura oficial do Rodeio Crioulo também ocorre nesse sábado, às 19 horas, com a solenidade sendo seguida de fandango com o grupo Timbre Gaúcho.
Um destaque da programação tradicionalista será a Escola do Chimarrão, que virá ao Caí através do apoio do Sesc. O ônibus do projeto distribuirá erva mate e dará aulas sobre mais de 30 formas de se fazer a bebida símbolo dos gaúchos. A escola estará junto a cancha da UCS no sábado, das 9 às 20 horas. Já no domingo ocorrem as finais, a partir das 7h30min, com as provas e definição dos campeões ocorrendo na parte da tarde.