O Rio Caí está subindo, em média, 14 centímetros por hora e, conforme o boletim divulgado às 19h30 desta terça-feira, 30, pelo Serviço Geológico Brasileiro, está em 7,48 metros em Montenegro. Como as chuvas não param e devem prosseguir na quarta-feira, as equipes da Defesa Civil permanecem em alerta.
De acordo com Defesa Civil de Montenegro, foram em torno de 90 chamados de ajuda atendidos nesta terça, muitos para erguer móveis e para deixar as casas antes da inundação. Em torno de 25 pessoas acamadas e cadeirantes foram levadas para as casas de familiares. Algumas estão no Recreo e também há famílias no Ginásio Domingos dos Santos. Ao todo, são cerca de 30 pessoas, entre adultos e crianças. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também providenciou o abrigamento de 48 cães. Pedidos de ajuda devem ser feitos pelo telefone 193.
Em São Sebastião do Caí, as 43 famílias (127 pessoas) que estavam abrigadas no Rio Branco tiveram que ser transferidas para o Salão Paroquial da Conceição, da Igreja Luterana São Jacó da Conceição e alguns para a Associação de Campestre da Conceição, em função da inundação do ginásio Rio Branco.
Bloqueios de vias
Em Montenegro há pontos de bloqueio em diversas vias da cidade, como no trevo entre as ruas Buarque de Macedo e Santos Dumont, no Centro. Outro ponto que apresenta interrupção é a rua Osvaldo Aranha, próximo a saída para a ERS-240.
Na ERS-124, próximo à localidade de Matiel, em Pareci Novo, segue o bloqueio em decorrência do acúmulo de água na pista. Situação semelhante acontece na ERS-411, no Centro de Brochier, onde também há bloqueios devido à presença de água na via. Além desses pontos, outras localidades como Linha Pinheiro Machado, Linha Tigre Vila Nova e Batinga Sul, Morro Paris e um trecho da rua José Guilherme Schneider também foram afetados.
Em Maratá, a Av. Irmão Ko Freitag, no Centro da cidade, está completamente bloqueada em razão do acúmulo de água na pista. A situação mais grave ocorreu na BR-470, no Km 262, em Salvador do Sul, que ficou bloqueado durante a tarde de terça-feira, 30, devido a um deslizamento na pista. Equipes de manutenção trabalharam para desobstruir a via, e o trânsito foi liberado no fim da tarde de hoje. Além disso, há bloqueio total do tráfego de veículos na BR-386, entre o km 342 (acesso a Conventos), em Lajeado, e o km 249 (interseção com a ERS-332), em Soledade, numa extensão de 93 quilômetros.