Em sessão solene no fim da tarde dessa quinta-feira, 29, a Câmara de Vereadores concedeu o título de Cidadão Montenegrino Honorário ao ex-vice-prefeito do Município, Ricardo Senger. A homenagem, proposta pelo vereador Ari Müller (Progressistas), destaca as contribuições do cidadão que, natural de Novo Hamburgo, reside em Montenegro desde 1976. “Eu me senti muito acolhido aqui. É uma cidade onde eu me realizei profissionalmente e onde eu tenho a minha família”, destaca o homenageado.
Senger nasceu em 1952. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Santa Maria nos anos 70 e, já pela época, namorava a hoje ex-esposa, que é de Montenegro. Foi um dos motivos que o trouxe ao Município. Aqui, passou a trabalhar como assistente técnico em viveiro de mudas e também empreendeu, abrindo um viveiro só seu, que tem até hoje. Interessado pela política desde jovem, ele assinou ficha no antigo PDS, atual Progressistas, a convite do ex-prefeito Erni Heller. Desde então, foi presidente do partido por três períodos. Foi vice-prefeito de Montenegro no Governo Ivan Zimmer de 1993 a 1996, período em que também foi secretário de Agricultura; e, no Governo Percival de Oliveira, foi secretário de Obras entre 2009 e 2010.
“Ele é uma pessoa que muito contribuiu”, comenta Ari Müller. Dos destaques feitos em sua justificativa à homenagem, o parlamentar destacou a atuação do homenageado junto à Associação dos Viveiristas de Montenegro e à Sociedade Ecológica do Vale do Rio Caí; dentre outros. Em sua fala, durante a sessão, Ricardo Senger fez destaque a nomes que estiveram ao seu lado em sua trajetória. Ele também usou o espaço para fazer sugestões à gestão da cidade.