A cada dois anos, a Revista da Fundarte é submetida a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que a coloca como um importante canal de divulgação de pesquisas acadêmicas, relativas a sua área de abrangência. Na avaliação dos periódicos brasileiros, que têm como área-mãe as Artes, a Revista da Fundarte ficou classificada com “Qualis A2”, o que traz para a instituição e, também para Montenegro um destaque especial na produção científica intelectual.
Qualis é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela CAPES, que classifica os periódicos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo “stricto sensu” (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.
A Revista foi avaliada a partir de alguns parâmetros. Entre eles: política editorial claramente definida, explicitando sua abrangência temática; o público alvo, o escopo e os objetivos do periódico. Também são analisados: o fluxo contínuo, recebimento de artigos para avaliação e publicação sistemática, o Conselho Editorial com afiliação institucional diversificada de seus membros, bem como resumo em língua portuguesa e uma língua estrangeira. Os artigos identificados por um DOI específico (identificador de objeto digital) e diversidade institucional de autores.
Criada em 2001, é uma revista de cunho acadêmico, que desde a sua criação busca refletir sobre a temática da Arte, Educação e Performance. Os artigos são resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas artísticas e docentes, nas quatro áreas das Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir de 2013, a publicação passou a ser eletrônica, através do sistema SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revista). Os textos são selecionados, tendo como principal critério a sua contribuição à temática Arte, Educação e Performance, bem como a originalidade do tema, o tratamento dado ao assunto, a consistência, o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto. A Revista da FUNDARTE é semestral e a sua publicação é feita em julho e em dezembro de cada ano.
Confira o Portal de Publicação da Revista on-line
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte.