Sim, ainda estamos em março, mas a Toyota já apresenta ao público brasileiro a versão 2019 do Etios, tanto com carroceria hatch quanto sedan. O primeiro ocupou a 15ª posição no ranking geral de 2017, com 41.986 unidades vendidas, enquanto o segundo figurou em 24º lugar, com 31.395 exemplares comercializados. Com as mudanças introduzidas no novo modelo, a expectativa do fabricante é conquistar mais mercado, já que o veículo se tornou mais equipado e seguro. As novidades começaram a desembarcar nas concessionárias a preços que partem de R$ 47.270,00 (versão hatch X-STD manual) e chegam a R$ 71.150,00 (sedan Platinum automático).
A partir de agora, o carro passa a contar de série com itens importantes, como controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa — tecnologias que a concorrência já vem oferecendo há mais tempo e que deixavam a marca em desvantagem. Testes realizados pelo Ibiá Motores com versões anteriores do Etios mostravam um projeto bem acertado, porém com restrições ao design e à falta de mais sistemas de segurança. Nos quesitos design e estilo, a linha 2019 traz nova moldura da grade central, que recebeu fino retoque na cor preta para harmonizar com o revestimento dos faróis e lanternas, estes agora com uma pegada mais esportiva em função da máscara negra.
A Toyota redesenhou o posicionamento da gama para atender às diferentes necessidades dos clientes. As configurações centrais X, X-Plus (substitui a XS) e XLS receberam exclusivos itens de série. A marca inseriu, ainda, uma versão exclusiva para vendas a frotistas, a X-STD, tanto manual quanto automática. O Platinum mantém sua posição como topo de linha, enquanto o aventureiro Cross deixará de ser produzido a partir deste mês.
Desde o lançamento, em setembro de 2012, o veículo de entrada da marca japonesa é reconhecido qualidade, durabilidade e confiabilidade, além do baixo nível de consumo. De lá para cá, a Toyota promoveu avanços que aperfeiçoaram o nível de requinte e, com isso, possibilitaram ao Etios chegar ao status de referência em índice de satisfação e de lealdade entre os proprietários.
As versões do modelo e suas características
Ao observar as transformações no segmento de compactos no Brasil, a Toyota readequou o posicionamento do portfólio Etios e, com isso, conferiu um toque de sofisticação em cada modelo, desde a versão de entrada até a topo de linha. As mudanças começam pela chegada de um novo membro à família. Trata-se da versão X-STD M/T — configuração focada em atender o ramal de vendas corporativas e posicionada abaixo da X. Seus preços vão de R$ 47,2 mil (hatch) a R$ 52,1 mil (sedan).
Os diferenciais ficam visíveis nas opções X, X-Plus, que vem no lugar da intermediária XS, além da XLS. Na lista de aprimoramentos da X-Plus, em relação à anterior XS, foram incluídas rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores, que colaboram para uma direção mais segura. A opção XLS vem com novo desenho de rodas voltado à elegância.
A principal mudança estética na linha Etios 2019 reside em seu desenho frontal. Desde a configuração X até o Platinum, a moldura que envolve a grade central do Etios ganhou retoque na cor preta e amplifica a área do emblema. Para harmonizar com os aprimoramentos estéticos do conjunto, a Toyota simplificou o número de cores disponíveis: prata, branco pérola e sólida, preto, cinza e “super vermelho”.
Conheça a lista de equipamentos
Desde a configuração mais básica, X-STD, o Etios sai de fábrica com direção elétrica progressiva; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas no sedan e abertura elétrica no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico (o do motorista tem função auto-down); travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
A versão X reúne todos os itens disponíveis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta. Já a X-Plus traz sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; saídas do ar-condicionado e base da alavanca de câmbio cromados; abertura do porta-malas por botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braço para motorista na versão automática; além de alto-falantes e tweeters.
Soma-se a esse pacote a função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível. Assim você calcula e monitora o valor gasto durante uma viagem. Rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos são outros “mimos” contidos no Etios X-Plus.
A XLS vem todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho e, além disso, conta com sistema de áudio com tela touch screen que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; e revestimentos do volante e dos bancos em couro.
Topo de linha, a Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (apenas no sedan); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Motores são os mesmos
A linha Etios 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3 e 1.5, ambos 16V e flex, que são produzidos na planta Toyota da cidade de Porto Feliz, em São Paulo. São motores que se caracterizam por bom desempenho desde as mais baixas rotações e, ao mesmo tempo, têm baixo consumo de combustível.
Neste sentido, o 1.3 rende 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, ambos a 5.600 rpm. O torque é de 13,1 kgfm e 12,4 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Já o 1.5 desenvolve 107 cv (etanol) e 102 cv (gasolina), também a 5.600 rpm. Ambos trazem duplo comando de válvulas variável, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão.
O novo Etios conta com as seguintes caixas de transmissão: manual de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hatch e sedã); e XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedan).
E a segurança?
— O Etios se tornou o primeiro compacto do País a conquistar quatro estrelas (a nota máxima são cinco), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros no teste de colisão do Latin NCAP. Para crianças, o exame diz que a proteção é fraca
— A carroceria do modelo tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo os padrões globais da marca
— A lista de equipamentos de segurança traz encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix