Começamos o resumo de uma semana cercada por incertezas e boatos. Após 10 dias de paralisação dos caminhoneiros, a cidade começa a recuperar o ritmo de sempre.
Já é possível encontrar revendas de gás de cozinha e postos de combustível trabalhando normalmente. O abastecimento dos mercados, açougues e fruteiras também está sendo normalizado e, aos poucos, os comércios vão retomando os estoques.
Serviços de saúde, coleta de lixo e transporte público começam a próxima semana regularizando os trabalhos. As escolas também devem retomar as aulas. Por toda a região, a tendência é que já na segunda-feita as prefeituras comecem a retomar a oferta normal de serviços.
Durante o feriado de Corpus Christi, circularam em redes sociais boatos de que, em função de um possível descumprimento do acordo para queda do preço do diesel, os caminhoneiros iniciariam a próxima semana paralisando novamente nas rodovias. A redação do Ibiá contatou lideranças locais das manifestações que garantiram se tratar apenas de boatos. Não há previsão de nova paralisação e nenhuma necessidade das pessoas saírem armazenando qualquer produto.
Na área policial, também foram registrados diversos fatos, inclusive um relacionado à greve. Na terça-feira, um manifestante foi agredido com uma pá por um motorista contrário ao movimento. Delamar Silva da Costa seguia na RSC-287 quando desviou do bloqueio em frente a TaQi. Após ser seguido pelos grevistas, que o fizeram parar, ele atacou Maicon Luís Kleinschmitt.
E na madrugada de quinta-feira, uma casa no bairro Santo Antônio foi destruída por um incêndio. Ninguém ficou ferido e a família busca reconstruir sua moradia. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo 99250-3017.
Ainda na Polícia, o borracheiro Francisco Paulo Kerber, 54 anos, morreu na manhã de sexta-feira, no Hospital Montenegro, após um pneu que ele consertava explodir. O acidente ocorreu na quinta-feira, na borracharia da vítima, no Faxinal.
E na sexta-feira, o pedreiro Mário Schmitz ficou ferido após cair do segundo andar de uma obra na manhã em Maratá. Ele está internado no Hospital Montenegro.
A quinta-feira foi de homenagens religiosas. Em Montenegro e pela região, centenas de fiéis acordaram cedo no feriado de Corpus Christi, para demonstrar sua fé com os tradicionais tapetes enfeitados. Em Montenegro houve procissão no Centro e na Timbaúva. Também ocorreram eventos ecumênicos nas cidades de São José do Sul, Pareci Novo, Maratá e Brochier.
Em Brochier, a comunidade realizou uma procissão diferente. Os religiosos se reuniram em sete locais e foram entoando orações e hinos enquanto caminhavam até a esquina das ruas Irmãos Brochier e Adolfo Edvino Willers. Ao longo do trajeto, grupos se uniram. Os tapetes coloridos apresentavam mensagens como pedido de compaixão e foram feitos com serragem e outros materiais.
No esporte, destacamos essa semana o sonho de três meninas da cidade que jogam handebol pela Sociedade Ginástica, de Novo Hamburgo. Na quarta-feira, elas viajaram para Atibaia, onde disputam um torneio nacional da modalidade.
Além disso, os jogos da dupla Gre-Nal no Campeonato Brasileiro também foram destaques. No final de semana, o Juventude de Brochier representa a região nas semifinais da Taça da Amizade. O adversário é o atual campeão Ecas e o jogo de ida acontece em Imigrante.
E nesse final de semana tem início a 21ª Festa da Bergamota e das Flores de São Sebastião do Caí. A abertura ocorreu na quarta-feira e a programação segue até 10 de junho. A programação completa você encontra no portal do jornal Ibiá.
Essas foram as principais informações da semana. Você continua bem informado pelas nossas edições impressas, pelo portal www.jornalibia.com.br. E nossas redes social.