O projeto “Cozinha Solidária” nasceu no Núcleo Gastronômico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. O grupo, que reúne empresários do ramo alimentício de ambos os municípios, lançou a ideia no último domingo, 3 de maio, e vai pô-la em prática nesta sexta-feira, 8. Serão cerca de mil quentinhas de massa com molho de frango, batatas, ovos e legumes que serão distribuídas entre famílias carentes montenegrinas.
“Nesse momento de crise, tivemos a ideia de ajudar as pessoas mais necessitadas”, coloca o coordenador do Núcleo, Montagui Eidt de Andrade. “Por que não doar cestas básicas? Porque vimos que muitas famílias estão em estado de miséria e não tem nem um gás para cozinhar. Então não adiantaria levar farinha ou massa e eles não conseguirem comer.”
Para viabilizar a entrega, desde o início da semana o grupo vem recebendo doação de insumos e dinheiro para o custeio. Já arrecadou cerca de R$ 2 mil de comerciantes da cidade, ganhou 50 quilos de frango da Vibra, ovos da Naturovos e também embalagens.
E quanto mais doações vierem, mais quentinhas serão viáveis, então a arrecadação vai seguir até esta quinta-feira, 7. Interessados em ajudar podem doar massa parafuso, cebola, tomate, extrato de tomate, óleo de soja, sal, legumes e frango nos pontos de coleta participantes: Chinatchê, Bari, Perdigão 2, Espetinho do Fritz, Capitão Clube do Espetinho, Ducais, Krein Bier, Ferrari Fast Food, Alternativa e Biolo Restaurante (o participante de Pareci Novo da iniciativa). Mais informações, com Montagui, no telefone (51) 981.828.408.
O mutirão de preparo vai ser feito na cozinha do Chinatchê; e a distribuição, entre famílias indicadas pela Assistência Social do Município.