Representantes da região se preparam para Inter-regional do Enart

Competição acontece nos dias 8 e 9 de outubro, em Camaquã

Estão definidos os participantes da 15º Região Tradicionalista na etapa Inter-regional, de Camaquã, do Enart 2022. O sorteio da ordem de apresentações foi realizado na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em Porto Alegre. Agora, os peões e prendas da região se preparam para representar suas entidades na competição, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro.

O peão Amilton Teixeira Osório, 44, do CTG Acácia Negra, de Montenegro, é um dos representantes da 15º RT, que vai participar na modalidade Declamação Masculina. Nascido em uma fazenda no interior de Caçapava do Sul, onde seu pai era capataz, aos 10 anos ingressou no tradicionalismo. “Fomos para a cidade, onde passei a fazer parte do CTG Família Nativista, então me criei em CTG”, conta o peão.

Apesar de ter uma longa trajetória no tradicionalismo, a participação em competições é recente. “Eu não participava competindo até 2019, quando participei pela primeira vez, em Portão. Desde então fui para a Regional, em Bom Princípio, e alguns outros rodeios. Também pra Inter-regional de Sapiranga, e o Enart 2019”, relata Osório. Neste ano, o peão ficou em primeiro lugar da 15° Região Tradicionalista na etapa Regional, por isso está confiante na sua participação no Inter-regional de Camaquã. “Este ano vou com uma bagagem maior e com poesias novas. Uma delas é “O Preço da Lã”, de Maximiliano Alves de Moraes.
Então, espero que dê tudo certo e consiga representar bem o nosso CTG e a 15º Região Tradicionalista”, conclui Osório.

Montenegro e Pareci Novo terão representantes na Declamação Feminina
Montenegro e Pareci Novo terão representantes participando na categoria Declamação Feminina do Inter-regional. Uma delas é a jovem Milena Borchardt da Silva, 22, do CTG Estância do Montenegro. No Movimento Tradicionalista Gaúcho desde 2012, ela conta que começou a declamar versos aos 13 anos. “Na oportunidade, representava o CTG Os Lanceiros. Em 2015, migrei para o CTG Pelego Branco, da cidade de Taquari, também da 15ª Região, permanecendo lá até o início de 2020, quando voltei para representar meu município de origem, agora pelo CTG Estância do Montenegro”, destaca Milena.

Participando do Enart desde 2014, Milena vai para mais uma edição representando o CTG Estância do Montenegro. FOTO: arquivo pessoal Milena Borchardt

A prenda participa do Enart desde 2014, tendo se classificado todas as vezes desde então. “De lá pra cá foram seis edições, todas classificadas para a final, em Santa Cruz do Sul, e por duas oportunidades classificada para a finalíssima, estando entre as 10 melhores declamadoras do Estado”, conta a jovem. Em 2017, junto com o grupo Adulto do Pelego, ela também teve a oportunidade de dançar a Força A do Enart, momento que ela diz guardar na memória com muito amor. “O Enart é um festival que me viu crescer e amadurecer. Ter a oportunidade de novamente poder participar de uma Inter-regional é sempre uma honra. Este ano tem um gostinho de recomeço, por todas as incertezas que passamos nesses últimos anos pandêmicos”, diz Milena.

Sobre a preparação pra a competição, a prenda afirma se pautar em um conjunto psicológico e artístico, encontrar o equilíbrio entre razão e emoção, com o auxílio do pai, que sempre a incentivou e apoiou. “Hoje vou de alma inteira, em honra a toda a história que trilhei nesses nove anos que declamo. É como abraçar aquela menina de 13 anos e dizer pra ela que permanecemos e que muito do que sonhamos já deu certo”, expõe Milena. Para a Inter-regional, a jovem irá levar dois poemas campeiros do poeta Apparicio Silva Rillo, além de outro que traz questões de viver e entender a vida.

Aos 80 anos, bisa Ranides irá representar o CTG Charla Galponeira, de Pareci Novo. FOTO: arquivo pessoal ranides Streit

Quem também se prepara pra a etapa Inter-regional do Enart, em Camaquã, é a professora Ranides de Mello Streit, de 80 anos, que representa o CTG Charla Galponeira, de Pareci Novo. Moradora da localidade de Despique, ela participa de competições pela entidade desde 2013. “Nesta trajetória, conquistei sete troféus e cinco lindas medalhas. Atualmente, integro o Grupo Vocal Charla Galponeira, que em julho, em Bom Princípio, classificou-se em primeiro lugar”, diz a prenda. Na ocasião, bisa Ranides, como gosta de ser chamada, também conquistou o terceiro lugar em declamação com a poesia Menina da Estância, de sua autoria.

Para Ranides, ter a oportunidade de participar do Enart é muito importante e gratificante. “Na minha idade, é um dia de imensa alegria estar entre jovens mostrando meu trabalho, colaborando com meu CTG e exaltando a tradição Gaúcha”, aponta. Ela diz que tem se dedicado bastante para a etapa Inter-regional e quer desempenhar muito bem a missão de declamar. “Sinto enorme orgulho em fazer parte disso tudo”, conclui a prenda.

Confira os representantes da 15º RT no Inter-regional

Modalidade Declamação Masculina
Henrique Dario Muller, CTG Porteira Aberta
Paulo Roberto Gerhardt da Rocha, CTG Dênio Flores
Eliseu Canal, CTG Tropeiro da Serra
Ernani de Oliveira Nunes, PL Timbauva
Amilton Teixeira Osório, CTG Acácia Negra

Modalidade Declamação Feminina
Críslei Roseline da Silva Von Muhlen, CTG Porteira Aberta
Milena Borchardt da Silva, CTG Estância do Montenegro
Ana Caroline de Freitas da Conceição, CTG Querência da Serra
Raquel Pacini, CTG Tropeiro da Serra
Camila Ehrig Zandoná, CTG Rancho Feliz
Isadora Barth Scherer, CTG Porteira Aberta
Ranides de Mello Streit, CTG Charla Galponeira
Ana Lívia Riva, CTG Tropeiro da Serra

Modalidade Causo
Izadora Martins de Moraes, CTG Velha Cambona
Jorge Luis da Costa, PL Timbauva
Rodrigo Becker Chesini, CTG Tropeiro da Serra

Modalidade Dança de Salão
Jeferson Augusto Morgenstem e Vitória Emanue le Finger, CTG Rancho Feliz
Jeferson André Richardt e Ana Caroline de Freitas da Conceição, CTG Querência da Serra
Gabriel Morais de Menezes e Kimberly Michele dos Santos da Rosa, CTG Tiaracy
Joel Felipe Seibel e Saniela Gossenheimer, CTG Tropeiro da Serra
Mikael Tironi e Raquel Cousseau Luft, CTG Tropeiro da Serra
Luis Henrique Bruchêz e Luana Jacobi, CTG Porteira Aberta

Modalidade Danças tradicionais Força A
CTG Velha Cambona, de Portão

Modalidade Danças tradicionais Força B
CTG Porteira Aberta, de Bom Princípio
CTG Rancho Feliz, de Feliz
CTG Tropeiro da Serra, de Barão
PL Timbauva, de Portão

Últimas Notícias

Destaques