Espetáculo Redoma em Só Maior aborda o silêncio imposto às mulheres
O grupo montenegrino Renascença Cia de Teatro participará do XVII Festival de Teatro X Mujer, na Região de Las Missiones, Argentina, com apresentações e atividades nos dias 6 e 7. Os atores embarcam para o país vizinho nesta quarta-feira, 4.
A companhia apresentará sua nova montagem, Redoma em Só Maior, com duas exibições: a primeira ocorrerá no dia 6, às 20h, na Casa de La Cultura, em Montecarlo; e a segunda, no dia 7, às 21h, no Salon Cultural EIBL, em Eldorado. Além das apresentações, o grupo realizará uma oficina teatral voltada para artistas e estudantes locais.
A peça, de gênero surrealista e com duração de 40 minutos, será encenada em palco italiano e é recomendada para espectadores a partir de 15 anos. Após cada apresentação, haverá um espaço para diálogo entre os artistas e o público, promovendo uma troca de experiências.
Redoma em Só Maior aborda a temática do silêncio imposto às mulheres pela sociedade, explorando a construção de significados através da máscara, do corpo, da sonoridade e da ausência da palavra como um recurso reprimido, mas pulsante. A proposta estética da peça baseia-se nos princípios de Artaud e Jacques Lecoq, permitindo um diálogo que transita entre a realidade e a fantasia.
A participação do Grupo Renascença no festival se dá através do apoio da Lei Municipal 6952/2022, que incentiva artistas locais, bem como à parceria da Prefeitura de Montenegro e da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo. O diretor da companhia, Everton Santos, destaca a importância do encontro presencial e a satisfação de estrear na Argentina, após as dificuldades enfrentadas com as enchentes que atingiram o Teatro Garagem, sede do grupo.
Everton também enfatiza a relevância do festival itinerante, que promove a reciprocidade cultural entre as comunidades e fortalece os laços sul-americanos. “O festival ocorre em espaços de acesso público em três ou quatro cidades”, explica o diretor de teatro. “Vemos a necessidade de valorizar e crescer com os laços sulamericanos , isso é fortalecer a nossa cultura”, acrescenta.
A montagem de Redoma em Só Maior é uma criação autoral de Neiva Azevedo, que se expressa não por meio do texto falado, mas através do corpo e da sonoridade, características marcantes da obra.