Ciclone. Montenegro antecipou a retirada de pessoas das áreas de risco
A segunda enchente em menos de 30 dias assola o Vale do Caí, resultado de mais um ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul entre quarta-feira, dia 12, e a madrugada desta sexta-feira, 14. Desta vez, a Defesa Civil de Montenegro realizou uma operação preventiva, com avisos a respeito da possibilidade eminente de inundações feitos pelas redes sociais da Prefeitura e com um carro de som na rua.
Mesmo antes do Rio Caí transbordar, equipes realizaram a retirada de famílias das áreas de risco; e até o fechamento desta edição, oito Famílias – somando 35 pessoas – haviam sido acolhidas no Ginásio Domingão, no Parque Centenário. Uma ‘sala de crise’ foi instalada no Quartel do Corpo de Bombeiros, mantendo a prontidão durante toda a madrugada.
A secretária de Habitação, Assistência Social e Cidadania, Josi Paz, explica que a tranquilidade deste resgate preventivo permite que os moradores levem suas próprias roupas e colchões para o ponto de acolhimento. Assim, o cenário no Domingão era de camas e colchões dividindo espaço com móveis e eletrodomésticos. Além disso, antes de sair, os servidores do Município ajudaram a erguer os bens que ficaram na casa.
A família de Cleidiane Maciel Marques e Rafael Machado dos Santos praticamente montou sua casa no local. Ao lado dos pais do rapaz, Salete Machado, 65 anos, e Adroaldo dos Santos, 72, usavam suas próprias camas e cobertores. Também trouxeram o fogão e a geladeira, que na última enchente (junho) ficaram boiando dentro casa no bairro Ferroviário; além do berço e do carrinho da pequena Carol, de 4 meses.
“Na outra perdemos quase tudo. Até minha máquina de lavar”, recorda Salete. Sua nora afirma que desta vez houve mais agilidade e presteza das autoridades. Cleidiane ligou às 7 horas para o telefone 193, e às 8 horas estava no Ginásio.
Rio Caí transbordou durante a noite
Por volta das 18 horas de quinta-feira a rede de esgoto da rua Apolinário de Moraes começou a extravasar água do Rio Caí. Este é o primeiro sinal que a enchente está começando, ainda que na Cais do Porto das Laranjeiras ainda faltasse cerca de um metro para o rio sair da caixa. A previsão era que a chuva parasse nesta madrugada, e que o ciclone tenha se afastado do território gaúcho. Às 18h30min, o boletim CPRM/Sace informava que o Caí estava 6m50cm acima no nível. Em São Sebastião do Caí era de 12m55cm, às 19 horas, e diminuindo a velocidade de subida.