Três regiões Covid estão classificadas como amarela, enquanto 18 permanecem na laranja
O Governo do Estado divulgou na tarde desta segunda-feira, 19, o resultado da 24ª rodada definitiva do modelo de Distanciamento Controlado. A R08 – que engloba Montenegro e alguns municípios da região – permanece classificada como bandeira laranja, de risco epidemiológico médio. Com apenas uma troca entre duas regiões, o mapa mantém três regiões com bandeira amarela – Cachoeira do Sul, Bagé e Palmeira das Missões. As outras 18 estão na laranja. A vigência das bandeiras da 24ª rodada começa à 0h de terça-feira, 20, e se encerra às 23h59 de segunda-feira, 26.
Segundo o monitoramento semanal do modelo de Distanciamento Controlado, o Estado segue com ligeira queda em grande parte dos indicadores. Esse é o caso do número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda (SARG) (-4%) e por Covid-19 (-8%). Com isso, houve aumento de 5% no total de leitos livres destinados aos casos que necessitam de tratamento intensivo. A redução mais expressiva ocorreu no número de óbitos entre as duas semanas: queda de 16%.
Porém, de acordo com o Governo o número de novos registros semanais de hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 aumentou 24% entre as duas últimas semanas. A R08 é uma das regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias: 54 ao total. A Região 08 fica atrás somente de Porto Alegre (186) e Caxias do Sul (81).
O sistema de cogestão do Distanciamento Controlado continua em funcionamento. Do total das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não adotam medidas alternativas às bandeiras definidas pelo Estado. As regiões em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela (risco baixo), basta que enviem planos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A R08 não encaminhou ainda protocolos para aderir aos protocolos mais brandos.