Reforma da Biblioteca deve ser finalizada em março

Fomento à cultura. A volta do acervo para o Centro deve resgatar o hábito da leitura na comunidade montenegrina

Uma antiga demanda da comunidade montenegrina está prestes a ser atendida, garante o prefeito municipal Carlos Eduardo Müller (Kadu) em relação à conclusão das obras de reforma da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. O término dos trabalhos está previsto para março. Entre as melhorias estão a revisão da parte elétrica e hidráulica, reboco do forro, pintura interna e externa, além da substituição do piso e a implementação de um elevador que facilitará a acessibilidade ao segundo andar do prédio. A sede da Biblioteca foi fechada em 2012 e, desde então, os trabalhos foram iniciados e paralisados diversas vezes. Retomada em novembro de 2017, a obra, desta vez, deve sair do papel, afirma o chefe do Executivo.

O projeto de reforma da Biblioteca passou por uma série de mudanças desde que foi idealizado. Uma delas diz respeito a ampliação do espaço. Detalhes a parte, o que a comunidade realmente quis saber ao longo dos últimos sete anos foi se a obra seria ou não concluída. Nessa segunda-feira, 4, o prefeito foi taxativo ao afirmar que o acervo irá sim “voltar para casa”. “A obra está saindo. Temos uma expectativa que até final de março seja entregue”, enfatizou.

Kadu disse ainda que trazer a Biblioteca de volta ao Centro representa o fomento à cultura na cidade. “Devolver isso pra comunidade é um papel fundamental do Poder Público”, acrescenta o gestor. O prefeito destacou ainda que, com o retorno da Biblioteca à sua sede, outros projetos poderão ter início, como por exemplo, as melhorias no Teatro Roberto Atayde Cardona e a concessão de uso do prédio do antigo restaurante do Parque Centenário.

O secretário municipal de Obras Públicas, Argus Machado, tem acompanhado o trabalho dos funcionários da Upper Engenharia Eireli, empresa responsável pela execução das obras, e também está convencido de que o prazo de entrega (de 120 dias) será cumprido sem a necessidade de aditivo de tempo. “A obra está em um ritmo adequado. Pelo cronograma, tem grande possibilidade de se encerrar no mês de março”, reitera Argus.

A ampliação da área da Biblioteca foi suprimida. A decisão ocorreu a partir de uma avaliação dos secretários de Obras e de Educação, em conjunto com a diretora da Biblioteca. O prédio contará com espaços para Biblioteca Infantil, Biblioteca Juvenil e Adulto e Biblioteca Digital. Para a secretária de Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, a mudança deve promover a reaproximação entre a comunidade e a literatura. “A leitura de um livro sempre vai trazer um encantamento maior que uma pesquisa na Internet”, avalia Rita.

Sobre a reforma da Biblioteca
A Biblioteca Pública M

secretário Argus Machado acompanha o andamento dos trabalhos

unicipal Hélio Alves de Oliveira teve suas obras de reforma retomadas no dia 12 de novembro do ano passado. A Prefeitura Municipal de Montenegro assinou o Termo de Início de Obra, habilitando a empresa Upper Engenharia Eireli a conduzir os trabalhos no local, assim como no Teatro Roberto Athayde Cardona. Segundo o documento, que tem a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a empresa tem 120 dias para entregar as intervenções realizadas.

O contrato, no valor de R$ 279.225,00, com recursos próprios, prevê colocação de divisórias, forro de gesso, forro de PVC e de revestimentos, troca de piso, instalação de guarda-corpo, troca e recuperação de esquadrias, pintura, instalação de transporte vertical (plataforma elevatória), instalações elétricas, instalações hidráulicas e pluviais.

A previsão para entrega da obra é até o final do mês de março, com isso, o acervo municipal deve retornar ao prédio, localizado no Centro da cidade

https://youtu.be/gKDdWmywUfA

Últimas Notícias

Destaques