A Secretaria Estadual da Educação realiza em dezembro o terceiro período do programa Aprendizagem Contínua 2023, em todas as escolas da rede. A partir desta quinta-feira, dia 7, até o dia 15 de dezembro, acontece este período de reforço nas ações pedagógicas para qualificar o rendimento dos alunos, garantindo a recuperação das aprendizagens e evitando sua evasão escolar.
Ao estudante com nota inferior a 6,0, o professor deverá garantir atividades complementares com vistas a desenvolver as habilidades essenciais. As aulas de reforço permitem a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre; a partir das avaliações diagnósticas e de aprendizado feitas pelo docente. Para tanto, deverá utilizar metodologias ativas que incentivem o protagonismo estudantil, com troca de experiências e a interlocução entre os agentes envolvidos.
Colegas que já tenham essas habilidades necessárias consolidadas serão nomeados Estudantes Monitores, para orientar na realização das atividades e auxiliar os professores. Será disponibilizado o material complementar Cadernos de Aprendizagem Contínua, ferramenta para auxiliar os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
Recursos tecnológicos
Para que os alunos tenham recursos para estudar e repassar as questões mais importantes para sua recuperação, a Seduc disponibiliza uma série de ferramentas digitais que podem ser acessadas por computador, tablet e celular: uso de plataformas de leitura, como Elefante Letrado e Árvore de Livros; plataformas de estudo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como Grapho Games e Khan Academy; disponibilização do Pré-Enem Seduc RS pela TVE-RS e pelo canal do YouTube TV Seduc RS