Rede Estadual de Ensino inicia calendário escolar de 2021 em 8 de março

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou esta semana o calendário escolar de 2021. As aulas na Rede Estadual de Ensino, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, começam em 8 de março e se encerram em 21 de dezembro.

Em 2021 as escolas da Rede Estadual seguirão com o modelo híbrido de ensino. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) o objetivo da medida é a necessidade de priorizar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar.

O recomeço no modelo híbrido de ensino está programado de forma escalonada. No dia 8, retornam os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, no dia 15, os alunos do Ensino Médio e Técnico.

Como o ano letivo de 2020 só se encerra em 31 de janeiro de 2021, durante o mês de fevereiro ocorrem as férias coletivas para diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino.

O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos estão marcadas para o período de 28 de julho e 3 de agosto.

Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, em função da pandemia e de possíveis decretos de restrição de atividades que poderão ocorrer em determinados municípios, eventuais ajustes no calendário ao longo do ano não estão descartados. “Este é o nosso calendário inicial. Caso tenhamos que realizar ajustes pelo bem-estar de estudantes e alunos, iremos analisar e ajustar conforme a necessidade”, explica.

Retorno presencial

No retorno das aulas presenciais as escolas deverão seguir o cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos em portaria conjunta publicada pelas secretarias da Saúde e da Educação no ano passado com todas as orientações. Os alunos terão aulas em revezamento com a divisão da turma, estando presencialmente ao mesmo tempo no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com os grupos alternando diariamente ou semanalmente.

Rede Municipal de Ensino

Nas escolas da rede municipal de Montenegro o calendário do ano letivo de 2021 ainda não foi definido. Na próxima semana haverá uma reunião entre a Secretaria da Educação e o Comitê de Combate à Covid-19 do município para tratar das normativas de retorno.

Últimas Notícias

Destaques