O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite/RS) indicou recuperação no valor de referência do leite em junho. A projeção para o litro considerando os primeiros dez dias do mês é de R$ 1,3721; que representa 8,63% acima do consolidado de maio (R$ 1,2630 – pago neste mês). O estudo que baseia a decisão, feito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), aponta que a variação percentual reflete a recuperação de parte da queda atípica registrada em função da pandemia de Covid-19.
O levantamento também constata que o valor real do litro ao produtor (descontada a inflação) em junho de 2020 está acima da média histórica para o período. A projeção dos primeiros dez dias do mês não espelha exatamente o consolidado, mas indica uma tendência a ser seguida. O vice-presidente do Conseleite e presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, indica que o mercado está incerto, o que vem se refletindo em alta volatilidade nos últimos meses. No entanto, junho vem tendo oscilação menor e uma certa recuperação.
O Conseleite vem estudando formas de agregar ao estudo dados relacionados ao custo de produção dos produtores. Uma das possibilidades já encaminhadas é a de utilização de informações compiladas pela Emater a campo. A ideia é que a instituição de assistência técnica passe a integrar o quadro do Conseleite com cadeira fixa. Atualmente, a Emater participa como convidada e no suporte à Câmara Técnica do colegiado. Estes estudos não revelam o valor do leite ao consumidor.