Se a segunda-feira, dia 24, amanhecer com sol, o trabalho de microrrevestimento asfáltico nas ruas do Centro de Montenegro será retomado. Ele parou em agosto devido às chuvas persistentes, o que comprometia o resultado. “Estava sendo feito de forma muito parcelada”, explica o engenheiro civil Leonardo Tyrone. O profissional da Secretaria de Obras Públicas (Smop) fiscaliza a obra da Engepav, e salienta que nada vai mudar na execução do recapeamento, pois não havia problemas de qualidade.
No microrrevestimento não é realizada a fresagem na superfície do asfalto velho. A operação consiste apenas na colocação de nova camada de emulsão asfáltica, variando entre 1.5 e 1.6 centímetros, dependendo da situação da rua. A emulsão é somada ainda aos materiais agregados, pedrisco e aglomerando; e o aspecto granulado é proposital, sendo um item de segurança ao garantir maior aderência dos pneus.
Antes do reinício, a Secretaria de Viação e Serviços Urbanos (Smsvu) realiza a limpeza com variação mecânica. Tyrone salienta ainda que a equipe do Município fará tapa-buraco em pontos mais degradados, operação não prevista no contrato com a Engepav. De resto, fissuras e trincas são cobertas pelo sistema de microrrevestimento. (RE)