Em vantagem. Equipe de Brochier vence o Fluminense por 1 a 0 e agora precisa de um empate para levantar a taça
O Recreativo está a 90 minutos do título da 2ª Copa Via Esporte. Na primeira parte da decisão, realizada na tarde deste domingo, a equipe de Linha Pinheiro Machado recebeu o Fluminense, de Westfália, no estádio Olávio Fetzner, em Brochier, e venceu por 1 a 0, com gol de Ronay Alfama. O resultado deixa a equipe da região a um empate da conquista do certame.
Melhor campanha entre os finalistas, o Fluminense chegou para o duelo com a vantagem dos empates e não se expôs jogando fora de casa. A primeira boa chance do jogo foi do Recreativo. Aos 13 minutos, Jones Schneider avançou pela direita e encheu o pé, mas mandou por cima do gol. A resposta da equipe visitante veio aos 26. Forte e veloz, o centroavante do Fluminense recebeu de costas para gol, girou contra a marcação e bateu no canto esquerdo. A bola tirou tinta da trave.
Equilibrado na faixa central do campo, o confronto seguia com poucas oportunidades de gol. Aos 42 da primeira etapa, Fronteira fez boa jogada pelo lado direito e cruzou, Ronay Alfama tentou de voleio, em um lance plástico, mas mandou para longe. As duas equipes foram para o intervalo na igualdade, mas com vários jogadores pendurados com cartão amarelo. Destaques do primeiro tempo, os volantes do Fluminense, Alex e Diego, foram amarelados pelo árbitro.
Mandante neste primeiro jogo, o Recreativo foi para cima no segundo tempo, mas a primeira boa chance da etapa foi do Fluminense. Aos nove minutos, Rodriguinho recebeu de frente para o gol, mas chutou por cima. Com volume de jogo, o Recreativo tentava de todas as formas furar a retranca do adversário. Após cobrança de escanteio aos 12 minutos, Tabajara cabeceou para fora. No minuto seguinte, Ronay cobrou falta no canto direito e o goleiro salvou.
A equipe de Brochier tentava abrir o placar em chutes de fora da área, em cobranças de falta, escanteios e em jogadas pelos lados. Porém, o gol saiu após um arremesso lateral. Aos 25 minutos, a bola foi alçada na área do Fluminense, a zaga não afastou, Ronay dominou e chutou no cantinho direito, sem dar chances para o arqueiro do Flu. Muita comemoração no estádio Olávio Fetzner.
Depois do gol, o Recreativo controlou a vantagem e não sofreu pressão. A melhor chance dos visitantes saiu dos pés de Rodriguinho, aos 31 minutos. Em cobrança de falta, o atacante mandou a bola por cima do ângulo. Com a vitória por 1 a 0, o Recreativo precisa de um empate no jogo de volta, marcado para o dia 9 de dezembro, em Westfália, para levantar a taça.
Autor do gol que deixou o time brochiense em vantagem na decisão, Ronay Alfama destacou o foco da equipe nos primeiros 90 minutos. “Em final, o nível de concentração tem que estar lá em cima. Tem que acreditar até o fim. Merecemos essa vitória não só pelo jogo que fizemos, mas também por todo o campeonato”, ressaltou o atacante.
O técnico do Recreativo, Rafael Pilger, o Pança, também acredita que o resultado do primeiro jogo foi justo. “Tínhamos que ir para cima, pois eles tinham a vantagem dos dois empates. Foi merecido (o resultado por 1 a 0). Agora, temos que jogar com inteligência em Westfália. Tivemos desfalques de última hora para este primeiro duelo. Vamos ainda mais fortes para o confronto decisivo”, afirma.
Na decisão dos Aspirantes, que antecedeu o embate dos Titulares, o Flamengo, de Teutônia, levou a melhor sobre o Fluminense no jogo de ida: 3 a 1.