Entenda o que fazer na hora de erros em transferências e depósitos bancários
Foi notícia no País todo o caso de um empresário de São Leopoldo que, no mês de abril, tirou um extrato de sua conta no banco e encontrou um gordo depósito de mais de R$ 1 bilhão. Sem saber da procedência do dinheiro, ele não tocou no montante. Recebeu o contato do banco quatro dias depois para ser avisado de que se tratava de um engano da própria financeira. A quantia foi estornada.
Casos assim não são tão incomuns. Apesar de as operações bancárias pela internet ou agências serem relativamente seguras em termos de depósitos e transferências, a possibilidade de erro existe. Talvez não sempre na casa dos bilhões, mas existe. Cada caso é um caso; e é preciso atenção a algumas questões.
Saiba Mais
Se entrou dinheiro a mais na minha conta
Não importa de quem foi o erro. Se o dinheiro não é seu, mas caiu na sua conta, é previsto no Código Civil a obrigação da devolução. O recomendado é que, caso esse tipo de situação seja verificada, o titular logo avise a instituição financeira do erro. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, no caso em que o erro é da instituição, a mesma faz o estorno (às vezes, até antes e sem que o dono da conta fique sabendo).
Jamais mexa no dinheiro que entrou errado. Se vier a ocorrer da pessoa gastar o valor sem saber que ele não era seu (acontece!), ela é obrigada a fazer o ressarcimento. Como o primeiro a errar foi o banco, na maioria das vezes cabe uma boa negociação para pagar o valor parcelado. Mas caso a pessoa se negue a pagar, a instituição pode entrar com ação de cobrança na Justiça e até registrar a situação na Polícia.
Se eu mandei o dinheiro para a conta errada
Se você digitou um número por engano ou errou a conta para a qual deveria mandar o dinheiro em uma transferência ou depósito, é importante corrigir a situação o quanto antes. Como a responsabilidade não é do banco, ele não vai saber que o dinheiro foi para a conta errada e tentar recuperá-lo. O jeito, então, é procurar o gerente da agência ou contatar o banco por seus canais de atendimento convencionais. Aí, pedir ajuda para a devolução do dinheiro na conta. Já houve casos em que, infelizmente, não foi possível ser feita a recuperação. Então, atenção antes do erro.
Se o dinheiro voltou para a minha conta
Por vezes, acontece o chamado estorno automático quando você faz a transferência para uma conta incorreta e o dinheiro volta para a sua. É nos casos em que o número da agência ou da conta digitados não conferem. Até aí tudo certo, mas há a questão de que, no caso do pagamento de uma dívida, com o erro, ela acabou não sendo quitada, o que pode trazer ônus. A indicação é ligar de imediato ao atendimento ao consumidor do banco e pedir orientações para refazer o pagamento. Ninguém quer ter multa no valor do aluguel, por exemplo, só por ter digitado uma numerozinho errado.
Se o dinheiro não caiu na conta e desapareceu
É raro, mas pode acontecer. É o caso em que você faz o depósito e o dinheiro não chega na conta certa, nem volta para você. Seja rápido no acompanhamento, pegue o comprovante e procure o banco para regularizar a situação. Só o gerente ou o atendente poderão ajudar a encontrar o dinheiro depositado. A sorte precisa estar do seu lado, também.