Equipe e associação buscam potencializar o esporte, em ascensão regional
Com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclismo montenegrino, representantes da equipe Reaction Ciclyng Team e da Associação Ciclística Montenegrina (Aciclomont) se reuniram recentemente e firmaram uma parceria em prol da modalidade. Em ascensão na cidade e em todo o Vale do Caí, o ciclismo é cada vez mais procurado por pessoas que buscam praticar um esporte. Além do viés competitivo, a saúde e o bem-estar são fatores determinantes para esse crescimento.
Nesta união entre Reaction e Aciclomont, há espaço para todos. Os ciclistas que preferem competir e disputar campeonatos podem ingressar na equipe local e os praticantes que têm no ciclismo um hobby podem participar dos passeios e atividades promovidos pela associação. Devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos ciclísticos ocorreram apenas nos dois primeiros meses de 2020. No entanto, a preparação para a próxima temporada já começou e se intensificou nas últimas semanas.
Entre os pilares da parceria, estão o fomento ao esporte, o incentivo aos jovens talentos, a organização de eventos e passeios, a busca por recursos, a logística e a estratégia nas competições, além do fortalecimento da modalidade não só no município, como em todo o Vale do Caí.
“A Reaction tinha a ideia de ter uma associação como suporte para questões jurídicas, para angariar recursos a fim de fortalecer a equipe e o ciclismo local. Conversamos ano passado e voltamos a dialogar esse ano para formar essa parceria. A Reaction será o braço direito competitivo da Aciclomont”, ressalta Rafael Rosa, um dos líderes da Reaction Ciclyng Team e um dos ciclistas mais completos do Estado.
Nesta temporada, que foi prejudicada em virtude do coronavírus, a Reaction ficou na quinta posição na modalidade de equipe de ciclismo de estrada do Rio Grande do Sul. Apesar da preparação para 2021 já ter começado, o calendário do próximo ano ainda é uma incógnita, já que, além da pandemia, a Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) precisa definir sua nova diretoria. “Esse é um ano atípico em todas as áreas. O que é certo, é que 2021 também já começa diferente. Antes de definir o calendário, a federação vai definir seu novo presidente e a diretoria até o fim deste mês”, acrescenta Rafael.
Um dos expoentes do Estado no esporte, Rafael salienta que a Reaction já recebeu convite de atletas para ingressar na equipe. “Queremos abraçar nossa cidade e os atletas locais. Com essa parceria, vamos nos ajudar também em relação ao plantel, à logística e às estratégias. Nossa ideia é ter atletas em mais categorias a partir do próximo ano”, acrescenta.
Diretor esportivo da Associação Ciclística Montenegrina, Miguel Rocha destaca o papel jurídico importante que a Aciclomont terá nessa união. “Vamos buscar mais condições para captação de recursos. A associação tem pessoas jurídicas e capacidade burocrática para conseguir apoio, encaminhar projetos. A ideia também é fazer passeios semanais noturnos com mais ciclistas. O nosso interior tem um potencial incrível”, enfatiza.
Quando tudo “voltar ao normal”, a ideia da Aciclomont, em parceria com a Reaction, é retomar o Circuito Urbano da associação, que era realizado há alguns anos. Além disso, essa união de forças também visa promover campeonatos e eventos ciclísticos em Montenegro.