O atendimento presencial nas Agências da Previdência Social foi adia para o dia 3 de agosto. Assim, o serviço exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho, sendo continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências. A nova decisão está na Portaria Conjunta n° 27, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada na última quarta-feira, dia 8.
Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. Este atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como as perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
O Sindiprev-RS, sindicato dos trabalhadores da área, inclusive lançou nota comemorando a decisão e exigindo que o retorno presencial só ocorra quando a pandemia estiver de fato controlada. Pede ainda protocolo de segurança e Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos, especificados em ofício, que também exige ações preventivas aos cidadãos que procurarem o serviço.