O evento foi em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista
O dia ensolarado e com temperaturas amenas ajudou no êxito da festa em homenagem ao padroeiro de Montenegro. Centenas de pessoas se reuniram nesse feriado na Estação da Cultura durante todo o dia, em uma festa estilo “quermesse”, realizada pela Prefeitura de Montenegro.
Desde às 14h os Montenegrinos contaram com muito lazer e diversão. A terceira edição do Projeto Estação Cultura Montenegro, teve música tradicional de festa junina, brinquedos infláveis e ervateira. Quem se fez presente também aproveitou para experimentar as brincadeiras e delícias tradicionais da data, como rapadura, maça do amor, pipoca e quentão. Teve até a tradicional pescaria nas barraquinhas.
Junto com a filha, Gabriela da Silva, foi para a festa na Estação para se divertir no feriado. Depois de brincar com a pequena, elas aproveitaram para comer pipoca e tomar chimarrão. “O tempo ajudou bastante, a gente ficou sabendo hoje mesmo que tinha a festa e resolveu vir”, comenta Gabriela. Ela relata que levou a filha para aproveitar, mas que acabou gostando do passeio.
Na barraquinha de pescaria muitas crianças faziam fila para ganhar um prêmio. Antonia de Jesus, de 8 anos, era uma delas. Ela foi acompanhada da mãe Tatiele de Jesus, e aproveitou a festa para brincar muito junto com a família e amigos. “Adoramos tudo, a festa estava bem legal”, relata Tatiele.
Para os dançarinos, o baile começou às 17h aos embalos das bandas Amazônia, Wilceu Pause e Banda, Grupo Fuzarca e Banda Eccos. O lançamento do segundo totem do projeto “Eu Amo Montenegro”, que iria ocorrer no evento, foi adiado para outra data ainda não definida pelo Executivo Municipal.
Investimento em Cultura
Dentre as barraquinhas de comerciantes presentes no evento estava o Brique na Estação. Há nove anos em Montenegro, todas as bancas do Brique participaram da festa, foram mais de 20 pessoas envolvidas, gerando lucro para a cultura local.
Eram artesanatos de crochê, petwork, bordado, laços e fitas, trabalhos em madeira, jardins ornamentais, entre outros. De acordo com a coordenadora do Brique na Estação, Elbia de Souza, o movimento foi ótimo, o esperado por eles. “Teve muito movimento e isso é uma satisfação, porque estamos acostumados com um público bem menor, então ver um público assim, que a gente contribuiu para fazer, gera uma satisfação que não tem dinheiro que pague”, fala Elbia.