Dentro da operação Viagem segura de Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 604 imagens capturadas com o radar fotográfico e 292 multas por infrações flagradas pelos policiais. O maior índice de infrações foi por excesso de velocidade. Esses dados correspondem ao no trecho sob o comando da 4ª Delegacia, com sede em Lajeado.
A Operação começou na sexta-feira, 24 e encerrou hoje ao meio-dia. Durante os quase seis dias de operação a PRF fiscalizou 1456 veículos e 1495 pessoas. As abordagens educativas tiveram destaque, com 550 pessoas sensibilizadas.
Foram realizados 546 testes de etilômetro. Nove motoristas foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool, alguns deles sendo encaminhados para a Polícia Judiciária.
Também aconteceram ações de combate ao crime, que resultaram em 12 prisões e dois veículos recuperados, além de três pistolas, nove carregadores e 107 munições apreendidas.
Mas o fator de maior relevância nos cerca de 310 quilômetros de rodovia sob a responsabilidade da delegacia (que vai de Vitor Graeff a Nova Santa Rita) está relacionada aos acidentes. Foram registradas 14 ocorrências, sendo dez apenas com danos materiais nos veículos e quatro com feridos leves. Não houve feridos graves nem mortos na região durante o feriado de Carnaval. No mesmo período do ano anterior, foram 13 acidentes, com quatro pessoas feridas gravemente. Também não houve mortes na região durante o Carnaval de 2016.
Em todo o Estado, a PRF flagrou 10.715 infrações nestes primeiros quatro dias de feriado em todo o Estado. Destas, 6.500 foram por excesso de velocidade. Ultrapassagem em local proibido foi a segunda infração mais cometida. Mais de 15.950 veículos foram fiscalizados.