Com o movimento iniciado pelos caminhoneiros e abraçado pela população mostrando estar longe de perder força, a tendência é que essa semana seja atípica. A população deverá sentir o impacto da falta de alguns serviços e o desabastecimento de produtos. Confira agora o que muda e organize sua semana:
Água
A falta de água registrada em alguns bairros de Montenegro durante o final de semana não está relacionada com a paralisação dos caminhoneiros e sim a reparos na rede realizados pela Corsan. O gerente da Corsan de Montenegro, Lutero Fracasso, afirma que a unidade dispõe do sulfato – necessário ao tratamento da água – para abastecimento até a próxima sexta-feira, dia 1º. Se a paralisação seguir além disso, ele crê na sensibilidade dos grevistas para deixarem passar o caminhão que traz esse insumo e assim a população não ficar sem água.
Combustíveis
Não há em Montenegro nenhum posto de combustíveis com gasolina ou etanol disponível. Na tarde de domingo, porém, ainda era possível abastecer com diesel. O Posto Fatur, por exemplo, dispunha de diesel comum e S10. Apesar da refinaria Alberto Pasqualini ter registrado saída de caminhões que abasteceram alguns postos de Canoas e Porto Alegre, não há registro de nenhum caminhão de combustível ter seguido para Montenegro.
Hospital da Unimed
No hospital da Unimed a maior apreensão é pelo estoque de oxigênio, que dura ainda seis dias. A falta de alguns kits de testagem do laboratório levou a remarcação de exames eletivos. O médico e superintendente da Unimed Vale do Caí Waldir João Kleber relata que o hospital registrou falta de carne e leite, que tiveram de ser comprados em mercados do bairro. Também houve desabastecimento de medicamentos de uso oral utilizados por pacientes com câncer. Por isso, um funcionário do hospital teve de ir buscar o medicamento de carro em Canoas. No final de semana, apenas um funcionário não conseguiu chegar para trabalhar. Há o temor de que plantonistas de fora da cidade não consigam vir para o hospital nessa semana, em função da falta de combustível, mas a equipe trabalha para sanar qualquer dificuldade.
Hospital Montenegro
Desde sexta-feira o Hospital Montenegro (HM) interrompeu por tempo indeterminado os serviços no Pronto Atendimento (os classificados como verde e azul) para priorizar os casos de urgência e emergência, considerando que o estoque de insumos é reduzido. No domingo, Carlos Batista da Silveira, diretor administrativo do HM, informou que por não ter previsão de normalização na entrega de alimentos, foi determinado que, desde a noite de domingo, os acompanhantes de pacientes não recebam refeição, que até então era fornecida. Nesta segunda, a equipe da casa de saúde fará um levantamento dos estoques da entidade.
Alimentação
Os mercados de Montenegro na tarde de domingo já apresentavam falta de mercadorias, sem nenhuma perspectiva de reabastecimento. A reportagem esteve em unidades dos supermercados Imec e Mombach, ambos no Centro e constatou expositores com falta ou nenhuma mercadoria. Queijo, presunto, carnes, ovos, pães, frutas e verduras estão em falta ou em estoque muito reduzido. Já alimentos não perecíveis, como arroz e feijão, em maioria é possível encontrar. Açougues e fruteiras de menor porte também apresentavam falta de produtos. Alguns afirmam, como o proprietário da Casa de Carne Cortes Especiais, Augusto Zacarias Dias, não saber se terão mercadoria para vender nessa segunda.
Região
A Prefeitura de Pareci Novo decretou situação de calamidade pública devido a serviços como ambulâncias e vans que transportam pacientes até a capital e região metropolitana, estarem prejudicados. O município optou por suspender as aulas na rede municipal nesta segunda-feira. Brochier decretou situação de emergência e garantiu aulas e transporte escolar no turno da manhã na rede municipal nessa segunda-feira. O turno da tarde ainda será decidido pela administração. O contraturno escolar está cancelado.
Em Maratá, somente a secretaria municipal da Saúde prestará serviços com uso da frota nesse início de semana. As aulas na rede municipal estão canceladas na segunda-feira. Uma reunião do secretariado definirá mudanças para o decorrer da semana. São Sebastião do Caí também decretou situação de emergência. Não ocorrerão aulas na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. Salvador do Sul tem uso de veículos reduzidos. Em São José do Sul as máquinas da Sec. de Obras estão paradas desde sexta-feira, mas a frota da saúde e educação segue funcionando.
Escolas
A Secretaria Estadual de Educação informou cancelamento das aulas nessa segunda-feira, garantindo que os alunos não serão prejudicados. Os demais dias da semana, ainda serão avaliados. Já na rede municipal, tanto as Escolas de Educação Infantil (EMEIs) quanto as Escolas de Ensino fundamental (EMFs) de Montenegro funcionam normalmente. Segundo Edar Borges Machado, Chefe de Gabinete do Município, se houver falta de abastecimento de algum alimento da merenda, esse deverá ser substituído conforme o que a escola tiver. Já o transporte escolar está garantido até terça-feira. Uma reunião nessa segunda-feira pode apontar mudanças nos serviços após avaliação do cenário. As escolas particulares não divulgaram nenhuma mudança as atividades.
Universidades
A Unisc campus de Montenegro cancelou as aulas dessa segunda-feira. Para o restante da semana, ainda haverá anúncio. Na Uergs também não haverá atividades na segunda-feira e os demais dias da semana ainda terão decisão anunciada. A Ulbra apresentou a mesma decisão e cancelou as aulas dessa segunda-feira, enquanto decide como serão os próximos dias. Unisinos e Puc-RS também cancelaram as atividades nesse início de semana. O Instituto Federal, na Feliz, suspendeu o calendário acadêmico até que a situação se normalize.
Coleta de lixo
Não haverá coleta de lixo a partir de hoje em Montenegro. O trabalho dos caminhões foi encerrado ao meio dia de sábado e não tem perspectiva de ser retomado. Isso ocorre porque o transbordo está com a capacidade esgotada sem que o lixo possa ser levado para Minas do Leão. A empresa de coleta orienta a população a não colocar o lixo na rua.
Transporte público
A Vimsa divulgou redução de linhas nessa segunda-feira. Isso inclui linhas como Estação, São Pedro / São Paulo, um horário de Serra Velha e outro de Bom Jardim. Horários da linha Porto Alegre , da São Leopoldo e Novo Hamburgo foram cancelados, assim como as linhas universitárias. Como alterações podem ser divulgadas ao longo do dia, é bom ligar para a empresa em caso de dúvida. O telefone de contato indicado no site da empresa é 3632-0890.
Colaboraram para essa cobertura: Clarice Almeida, Jéssica Coitinho, Andressa Kaliberda, Denis Machado, Marcelo Fiori e Cássia Oliveira