Evento destaca inclusão, cuidados com o meio ambiente e ação social
Do dia 23 ao 26 de junho, Montenegro deve sediar a prometida maior festa de São João do país. Mas, como em todo festejo de sucesso, a programação foi definida há meses. Por isso, as quadrilhas que se apresentarão estão ensaiando para fazer bonito no evento. No Parque Centenário, a quadrilha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE, de Montenegro, realizará a abertura das apresentações, na quinta-feira, dia 23, às 21h. O nome dado à quadrilha é APAExonados, já que a dança remete à encontros. A presença da Associação ressalta o caráter de inclusão do grande evento. Sob coordenação da professora Nonô Ritter, 12 integrantes dos sete aos 48 anos de idade ensaiam na sede da APAE com muito entusiasmo.
Para Nonô, a Arte representa um trabalho de conexão com a alma, troca de energia, expressão, sentimento e sensação, onde consegue se entender o valor do outro. É aí que se estabelece uma união, o coletivo, o que fica claro durante os ensaios. “As pessoas, às vezes, têm emoções e sensações contidas e a Arte faz com que isso aflore. Muitas vezes o professor representa um fio condutor de fazer com que a alma extravase o que de mais bonito tem dentro de cada um. Eles [alunos da APAE] são só beleza, felicidade e amor”, destaca.
Ela pontua que envolver os alunos da APAE na programação é de extrema importância e não tem explicação para o preconceito que ainda existe no mundo, incluindo os especiais. “Por todos lados há muito preconceito. Para mim, é uma igualdade total. São como todos os outros, unidos no mesmo palco e na mesma música, mas da maneira deles. Não é decorar passo por passo que vai fazer o bonito”, salienta. Ela ainda lembra que além da dança, os alunos estão tendo o contato com a cultura. “Estão dançando lindamente, muito felizes e eu também”, conclui.
Alex Mello, produtor do evento pela Idealize, explica que quatro profissionais foram convidados a coreografarem suas quadrilhas, sendo eles a Bianca Leitão, com Balance; Flávio Azeredo com Dança & Cia; Débora Primaz, com Espetáculo Escola de Arte e a UERGS. Assim, cada um deles precisou formar uma quadrilha com escolas da cidade, então, além da APAE, por Nonô, e as quadrilhas dos profissionais, ainda se apresentarão a Escola Cel Januário Corrêa, Emei Tio Riba, Emef Manoel José da Motta e Eeef Cel Álvaro de Moraes. Ainda com foco na inclusão, o evento vai contar com tradução em libras e audiodescrição durante as apresentações de todas as quadrilhas.
Cuidado com o lixo, gratuidade e arrecadação de alimentos
O evento será uma festança, mas nem por isso será um local de baderna. Isso porque várias ações estão sedo organizadas com foco no cuidado com o meio ambiente e área social. Um dos cuidados da produção do evento é com o lixo produzido nos quatro dias de festa. Alex explica que um contêiner ficará em um ponto estratégico do Centenário.
O combinado é que todos os food trucks da praça de alimentação separem seu lixo orgânico e vão colocando dentro do contêiner conforme necessidade. Ao fim do evento, a empresa Bio-C irá realizar a destinação correta do lixo. Já os itens recicláveis, também separados, ficarão sob responsabilidade da Montepel para destinação. “A gente sabe que o lixo hoje é um problema, não queremos gerar um problema a mais para o meio ambiente. Isso é ajudar de uma forma tão simples: cada um destinar seu lixo da maneira correta. Nós vamos fiscalizar durante o evento se está sendo cumprido. É um ato simples, que faz uma diferença muito grande até pensando em todo o ecossistema do parque”, acrescenta Alex. Por isso, a organização conta também com a ajuda da população na realização da tarefa.
Outra ação de destaque é o fato de que o público não paga para participar de nenhuma das atividades propostas, nisso incluí-se os montenegrinos que terão estandes no local. “Não queremos nos beneficiar em cima dos montenegrinos, e sim agregar. Que eles ganhem seu dinheiro. Por isso, quem é da cidade não vai pagar por seu espaço de comercialização”, salienta.
Já pensando pelo lado social, o evento terá o “São João do bem”, campanha realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). Como não será cobrada a entrada em nenhum dos dias, a organização está propondo que cada pessoa leve um quilo de alimento não perecível ou um agasalho para doação.
Na entrada da festa, terão pontos de coleta dos itens que, posteriormente, serão devidamente destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade, já mapeadas pela SMHAD. “A gente faz um trabalho humano. Queremos ajudar as pessoas necessitadas, então diante do frio que está fazendo e a gente vendo tantas pessoas passando trabalho, vinculamos isso com a festa para dar engajamento”, explica Rosinha (Jhosy Lino), a noiva do Casamento da Roça.
Confira a programação completa
23/06
19h30min – Abertura oficial
20h30min – Desfile das quadrilhas
21h – Apresentação da quadrilha da APAE Montenegro
22h – Show da banda Bicho de Pé com participação especial de Rafa Machado (Chimarruts)
23h30min – Show com DJ Cabeção (Forró)
24/06
18h – Gincana de São João para crianças e adolescentes (na Arena de shows)
20h – Apresentação das quadrilhas
21h – Queima da fogueira de São João
22h – Banda Baião de Cordel
25/06
18h – Gincana de São João para crianças e adolescentes (na Arena de shows)
20h – Apresentação das quadrilhas
21h30min – Show do grupo Mas Bah
26/06
9h – Culto Ecumênico
11h – Sabores do São João (evento gastronômico)
15h30min – Trio Alles Blau
16h30min – Casamento na roça com a participação das quadrilhas
17h30min – Show de encerramento com a banda Rastapé
19h – Show com o DJ Finna (forró)