Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, o reconhecimento da prova de laço em vaca mecânica como atividade cultural e desportiva em Montenegro. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Paulo Azeredo (PDT).
O texto base do Projeto de Lei dá ênfase às realizações de torneios ou rodeios de vaca mecânica, promovidos por entidades tradicionalistas do município. Também cita as regras da legislação vigente, no que diz respeito à sanidade e bem estar dos animais envolvidos, que deverão ser seguidas pelos participantes.
Azeredo destacou como importante o projeto por Montenegro ter várias Canchas de Laço de vaca mecânica. “Hoje Montenegro tem várias Canchas de Laço de vaca mecânica, onde se cultua a tradição de nós gaúchos e acontece a integração das famílias”, pontuou. Prevista nas Leis Federal nº 13.873/2019 e estadual nº 15.244/2018, a prova de laço em vaca mecânica ainda está incluída nos Patrimônios Cultural Brasileiro e Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul. Na modalidade o peão percorre, com sua montaria, uma distância previamente estabelecida, tentando laçar a vaca mecânica, constituída de uma armação de ferro revestida de couro, cujo movimento simula a corrida de um animal bovino. O Projeto de Lei agora segue para sanção do prefeito Gustavo Zanatta.