Prorrogado até 11 de novembro prazo para declaração de rebanho

A secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) informa que prorrogou até 11 de novembro o prazo para que produtores rurais gaúchos façam a Declaração Anual de Rebanho, que é obrigatória. Inicialmente, a atualização do inventário animal estava programada para se encerrar em 31 de outubro. Até o momento, a SEAPDR recebeu mais de 60% das declarações previstas, dentro de um universo total de 380 mil propriedades rurais.

Nos próximos dias disponíveis para a atualização do inventário do rebanho, a SEAPDR espera um incremento da procura por parte dos produtores. “Lembramos que a declaração é um compromisso que o produtor rural tem junto ao Serviço Veterinário Oficial, estabelecido em legislação”, destaca diretora do departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da SEAPDR, Rosane Collares.

A partir desse ano, a atualização de rebanho está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. Os formulários estão disponíveis no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao e podem ser preenchidos pelo próprio produtor para serem entregues no Escritório de Defesa Agropecuária ou na Inspetoria de Defesa Agropecuária de referência. Outra opção é comparecer na unidade de referência e informar verbalmente os dados a serem lançados. (ARH)

Últimas Notícias

Destaques