Nesta terça-feira, 4, prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da região participaram de encontro sobre a possibilidade de implantação de Pronto Atendimento nas cidades do Vale do Caí, realizado no Hospital Montenegro (HM). Na ocasião, coordenado pelo HM, o encontro abordou questões relativas ao reflexo da crise na saúde pública estadual que atinge todo o Rio Grande do Sul. Também, foram apresentados números e dados relevantes do dia a dia do HM em relação ao atendimento de pacientes de Montenegro e região.
De acordo com o Diretor do hospital, Carlos Batista da Silveira, até março de 2019 os atendimentos de classificação azul e verde, referentes à pouca urgência, estão mantidos, contudo para continuidade dos serviços o administrador sugeriu a implantação do PA nos municípios. O reajuste de repasses municipais também foi debatido. “Montenegro, através da Secretaria Municipal de Saúde, já estuda a possibilidade de implantação do Pronto Atendimento para o próximo ano. Há um planejamento a ser desenvolvido para efetiva transição”, disse o Prefeito Kadu.
O município segue com seus repasses junto ao HM, assim como ao serviço SAMU, rigorosamente em dia, mesmo tendo cerca de R$ 4,7 milhões a receber do Estado.