Futebol. Volante Arthur Bazi vai defender o Leixões nesta temporada
Celeiro de jovens talentos nascidos no Brasil, Portugal recebeu mais uma promessa brasileira nos últimos dias. Trata-se do volante montenegrino Arthur Bazi, de 18 anos, que vai defender o Leixões na temporada que está prestes a iniciar. Logo depois de assinar vínculo profissional com o Guarani de Venâncio Aires até o fim de 2023, Bazi foi contratado por empréstimo pelo clube português até maio do próximo ano.
O jogador nascido em Montenegro desembarcou em solo português na última sexta-feira, 15. No entanto, Arthur já conhece bem o país e também o clube que vai atuar a partir de agora. No final de abril, realizou uma avaliação de um mês no Leixões. Retornou ao Brasil no final de maio, após agradar a comissão técnica do time português. Menos de dois meses depois, os representantes do clube luso voltaram a fazer contato com o empresário de Bazi, dessa vez para sacramentar a ida do volante ao clube de Portugal.
Antes da avaliação no Leixões, em abril, o jogador montenegrino realizou um teste na Bélgica, onde não obteve aprovação. Não desanimou e mostrou todo seu potencial na avaliação do Leixões. Deu certo. Agora, com o contrato de empréstimo assinado em Portugal, Bazi busca agarrar a oportunidade com unhas e dentes.
O clube fica situado em Matosinhos, bem perto da cidade do Porto. Recém-chegado, o volante de 18 anos não vem tendo dificuldades em sua adaptação. Bazi está morando em um hotel brasileiro da cidade. O restaurante do hotel, inclusive, é uma churrascaria. “Me sinto praticamente em casa. Não tem como se queixar (risos)”, ressalta.
A temporada europeia começa na primeira semana de agosto. Até lá, Arthur Bazi realiza a pré-temporada com seus companheiros da categoria Sub-19. Pela manhã, atividades na academia. Na parte da tarde, treino no campo. Inicialmente, o volante vai atuar pela equipe Sub-19 do Leixões, que disputa a segunda divisão do Campeonato Português. O primeiro objetivo do atleta montenegrino é ajudar o clube a retornar à primeira divisão, após o descenso no campeonato passado.
Da base no Fera para os gramados lusos
Arthur Bazi fez grande parte de seu processo de formação no Fera. Na escola de Montenegro, iniciou seu sonho de se tornar um jogador profissional de futebol. A posição de volante sempre foi sua preferida. Com qualidade no passe e boa chegada ao ataque, chamou a atenção de muitos olheiros ao longo dos últimos anos. Em 2021, jogou pelo Ivo10 Brazil, projeto que tem parceria com o Guarani de Venâncio Aires, onde Bazi também atuou e participou do Campeonato Gaúcho Sub-17.
O volante valoriza o período em que atuou pelo Fera e também destaca a passagem pelo Ivo10 Brazil. “Foram ótimos para mim. Foi a base para eu estar onde estou hoje. Me fizeram amadurecer e me tornar a pessoa que sou hoje. Inclusive, consegui ser uns dos artilheiros do time da Ivo no último ano, algo que não era muito comum (fazer gols)”, exalta.
Em janeiro deste ano, o atleta montenegrino disputou a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Mixto, do Mato Grosso. Depois, foi integrado ao elenco principal do Guarani-VA, onde assinou seu primeiro contrato profissional.
Agora em Portugal, o jovem de apenas 18 anos quer mostrar à comissão técnica do Leixões todas as valências que fizeram o clube apostar na sua contratação. “Sou um atleta que não desiste nunca da jogada e estou sempre querendo jogo, querendo a bola. No meu ponto de vista, tenho uma boa saída de jogo, quando atuo de primeiro volante. Gosto mais de jogar como segundo volante, para estar sempre conseguindo chegar perto da área”, pontua.
Além do acesso à primeira divisão nacional, outro objetivo de Bazi para esta temporada é chegar à equipe Sub-23 do Leixões. “É uma categoria que já tem uma visibilidade bem maior. Para isso, tem que fazer a diferença (no Sub-19), e sempre vou buscar me destacar nos jogos”, completa.