Projeto Tampinha Solidária lança Gincana Socioambiental

INICIATIVA busca mobilizar participantes em prol da conscientização de práticas socioambientais

A Gincana Socioambiental é uma ferramenta que visa contribuir para o desenvolvimento da cultura ambiental em Montenegro. A iniciativa é promovida pelo Projeto Tampinha Solidária, com apoio da Montepel – Inteligência Ambiental. A ação abrange um conjunto de atividades práticas de conscientização ambiental por meio de processo coletivo e cooperativo, voltada ao público em geral.

Lucas coordena o Projeto Tampinha Solidária. Foto: Arquivo pessoal de Lucas Vinícius

“A gente quer trabalhar um tema que muitos conhecem, mas pouca gente pratica, que é a responsabilidade para com os resíduos”, diz Lucas Vinícius Moraes da Silva, coordenador do Projeto Tampinha Solidária e mentor da iniciativa. Em 2022 foi realizado projeto piloto para dar as diretrizes à elaboração da gincana deste ano. Na ocasião, participaram as escolas de educação infantil Gente Miúda e Santo Antônio. Durante 20 dias de atividades, mais de 700 famílias estiveram envolvidas com as tarefas. A EMEI Santo Antônio venceu a disputa, mas quem saiu ganhando foi o Meio Ambiente. Foram mais de 4 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem.

A Gincana deste ano acontece do dia 20 de marços até 21 de maio. As atividades propostas serão realizadas pelas equipes previamente inscritas. “Desta vez, é aberta a mais equipes. Pode participar desde a escola municipal pública até uma empresa privada, se ela montar uma equipe e se enquadrar no regulamento”, explica Lucas.

Cada grupo deve ser formado por quatro integrantes, ao menos um dos participantes deve ser maior de idade. As equipes disputam pontos entre si, que são ganhos através da realização de tarefas práticas e teóricas. Será através da pontuação que o ranking das equipes será frequentemente atualizado, considerando a pontuação mais alta entre as equipes como a melhor colocada e de forma decrescente as demais posições no placar. A pontuação também será divulgada semanalmente pelo Jornal Ibiá. Vencerá a gincana a equipe que acumular a maior pontuação ao final do evento.

Conforme Lucas, além e contribuir para promoção de ações ambientais, a equipe vencedora poderá ajudar uma instituição do município. Ao fazer a inscrição, o grupo irá indicar para quem ele quer que vá o valor de R$ 2 mil, caso sua equipe seja campeã. O valor é doado pelo próprio Projeto Tampinha Solidária. Pode ser indicada associação beneficente, hospital, lar para idosos, CPM de uma instituição de ensino pública.

A gincana encerrará oficialmente ás 23h59 do dia 21 de maio. A partir deste momento será feito o comparativo entre as pontuações obtidas pelas equipes participantes com o intuito de determinar qual equipe sagrou-se campeã. Ao ser anunciada a vencedora, será agendada a entrega do cheque-presente simbolizando o repasse do valor doado pelo Projeto Tampinha Solidária ao beneficiário indicado pela equipe no ato da inscrição. Cumprido o simbolismo, o repasse será feito via PIX para a chave indicada pela parte beneficiada.

Como participar
O período de inscrições teve início dia 24 de fevereiro e segue até as 20h do dia 19 de março. O processo de inscrição deve ser feito via WhatsApp, através do número corporativo do Projeto Tampinha Solidária que é o 51 9 9125 5031. No ato da inscrição deverão ser informados os nomes e idades dos integrantes, e o nome da equipe. As inscrições são limitadas a vinte equipes. É vedada a participação de voluntários do projeto como integrantes de equipe.

Conforme Lucas Vinícius, para garantir a confiabilidade do processo, será definido um comitê para gincana. Ele será formado por um membro do projeto e dois convidados externos de áreas correlatas, isentos de participação na gincana, responsáveis por analisar as tarefas entregues pelas equipes passíveis de avaliação para pontuação.

Últimas Notícias

Destaques