Iniciativa da Associação Kuroyama valoriza cidadania e comprometimento
A manhã de domingo foi especial para meninos e meninas do projeto Karate Além do Esporte, da Associação Kuroyama. Diversas atividades como futebol, vôlei, taco e, claro, apresentação da arte marcial, marcaram o 5º Encontro de Karate promovido pela instituição, no quiosque da Unimed. Também teve o sorteio de duas bicicletas. O almoço de confraternização foi um churrasco.
Ao todo, mais de 1.000 alunos, de forma gratuita, já participaram do projeto desde a sua criação. Atualmente, são mais de 300 da Escola Estadual Álvaro de Moraes, do Colégio Estadual Ivo Bühler (Ciep) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O professor da Associação Kuroyama, Marcos Cruz dos Reis, ressalta a inclusão social, a disciplina e o comprometimento como alguns dos resultados da iniciativa. Os participantes também recebem orientações sobre saúde, higiene e comportamento em casa e na escola. “O foco é a melhoria deles como cidadãos”, resume. Em diversos momentos da manhã, Reis mostrou isso na prática. Pediu, por exemplo, que os alunos mantivessem os banheiros limpos e que deixassem os pratos e talheres na cozinha após comerem.
O coordenador do projeto em Montenegro, Ricardo Ossani, também salienta o papel social da iniciativa. “É algo muito importante para a cidade. O trabalho previne muita coisa, desde a violência até o uso de drogas”, completa.
“Ele está bem mais ativo e calmo”, comenta Valmor Dorneles sobre o filho. Cristiano Dorneles, 28 anos, é aluno da Apae e participante do projeto. “Gosto de lutar e também jogo futebol”, conta.
Os resultados esportivos também chamam a atenção. Quatorze participantes foram campeões gaúchos nas divisões de acesso. Luís Fernando Rodrigues ganhou em três oportunidades, também chegou a competir no brasileiro da modalidade. “É uma arte marcial que motiva o cara. Também consegue controlar quem é muito estressado”, comenta. João Francisco Bisio Reis subiu ao lugar mais alto do pódio no estadual no ano passado. “O Karate é um estilo de vida, ajuda a ter disciplina, coordenação motora e a me defender se precisar”, ressalta.
Em nível estadual, o Karate além do esporte iniciou em 2003, na Federação Gaúcha da modalidade. Na época, Marcos Cruz dos Reis era vice-presidente da entidade. Em Montenegro, iniciativa conta com o patrocínio da Unimed Vale do Caí.