Projeto sobre a história de Maratá busca ajuda da comunidade

População pode ajudar com fotos ou relatos

É com carinho que Loici Elsa Fries Röder, 79 anos, guarda as lembranças de como se vivia em Maratá antigamente. Entre suas histórias está a da importância da linha férrea para o desenvolvimento local. A idosa recorda os domingos passados na estação de Esperança para ver o movimento com amigas depois de tomarem um café e também de fazer o trajeto de trem até Salvador do Sul e depois caminhar por algumas horas até a localidade de Campestre – trajeto hoje que consegue fazer em 15 minutos de carro.

As caixas com frutas e outros alimentos, feitas pelo seu pai para enviar via linha férrea para os irmãos que serviam ao Exército, também ocupam lugar na mente de Loici, bem como os antigos bailes – com o da Páscoa, que ocorria numa segunda-feira. E, agora, essas lembranças serão compartilhadas por meio de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Maratá.

O Executivo de Maratá está realizando um levantamento de histórias, dados e fotografias sobre a evolução histórica do município. Um grupo de trabalho foi formado por voluntários ainda em 2022 para a elaboração de um livro que contará fatos sobre a cidade desde a pré-colonização dos alemães até os dias atuais. Para concluir tal tarefa, os responsáveis pelo projeto buscam ajuda da comunidade através de relatos, como o de Loici, ou de fotos antigas – que a idosa também disponibilizou para os pesquisadores.

Quem possuir fotos antigas de momentos importantes da história de Maratá ou tem conhecimento de alguma história local interessante, também pode colaborar. O grupo de trabalho também tem interesse em peças, objetos e itens antigos que possam ser doados para fazer parte do acervo do futuro museu histórico municipal.

Para contribuir com o projeto, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9944-8276 ou ir diretamente ao Gabinete da Prefeita, na avenida Irmãos Ko Freitag, número 405, ou na secretaria municipal de Turismo e Desporto, localizada na Casa do Turista, dentro do Parque Municipal da Oktoberfest. A elaboração e lançamento do livro farão parte da programação de comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, a ser celebrada em 2024.

Visita do interventor do Estado (1938) na Estação Maratá. Fotos: Arquivo do município
Maria Fumaça no interior de Maratá. Fotos: Arquivo do município
Grupo de jovens na cascata Vitória. Foto: Arquivo do município
Usina hidrelétrica da cascata Vitória. Foto: Arquivo do município

Últimas Notícias

Destaques