Ação usa imagens de alunos para conscientizar a comunidade
O Colégio Sinodal Progresso instalou nessa terça-feira, 14, totens fotográficos sinalizadores, buscando chamar a atenção dos motoristas que passam pelo entorno da escola. A ação teve início internamente com os próprios alunos, e o objetivo é que eles ajudem na conscientização no trânsito.
O projeto visa sinalizar aos pais e motoristas que trafegam nos arredores do Colégio Sinodal, para terem cuidado principalmente na hora da entrada e saída dos estudantes. Dois totens fotográficos foram postos em pontos estratégicos de desembarque de alunos. “Nós colocamos os totens para que os pais olhem e realmente andem mais devagar, respeitem a faixa de segurança e o local onde só o transporte coletivo pode estacionar”, explica a coordenadora Pedagógica do Fundamental I, Vanessa de Andrade Wolff.
A modelo dessa campanha é Helena Parcianello Benvenutti, de 8 anos, aluna do 3° ano da escola. De acordo com a coordenadora Vanessa, a estudante foi escolhida por se enquadrar no tamanho e idade ideal para o totem, além de ser uma aluna dedicada e querida. “Esse é um projeto que nós usamos uma aluna na campanha para que fique com a cara da escola, com a nossa identidade”, relata Vanessa.
A medida reforça o trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição desde o final do mês de abril. “Nós fizemos todo um trabalho anterior de mostrar para todos os alunos, dizer para eles o porque de se estar usando essa placa e o objetivo da ação”, diz a coordenadora. Segundo ela, a idéia principal é que o próprio aluno diga para os pais irem mais devagar e terem mais cuidado no trânsito.
As ações seguirão dentro das salas de aula, com atividades voltadas à educação no trânsito. “Pretendemos continuar com essa campanha durante todo o ano, porque é sempre melhor prevenir do que remediar”, completa Vanessa.
Medida é vista com bons olhos pelos pais
A hora de entrada dos alunos é sempre bem movimentada, e agora o totem da Helena é motivo de paradas e conversas. Diversos alunos que passam chegam a dizer “Oi” para a fotografia e explicar para os pais quem é a pessoa da foto e o que ela significa. A aluna Valentina Gallas, de 6 anos, é uma delas. A estudante do 1° ano, diz já ter explicado o motivo do totem estar em frente à escola. “As professoras mostraram o totem da Helena e significa ir devagar. Já falei pros meus pais e eles vieram devagar até aqui”, diz a menina.
A campanha, que começou recentemente, já está sendo exaltada por alguns pais. Daniele Bongiolo, mãe dos alunos Vicente, de 4 anos, e Isabela, 8, relata que a medida é de extrema importância, pois muitos não respeitam o local de estacionar. “Tem pessoas que estacionam no local onde só transporte escolar pode, e isso atrapalha, porque se eu mandasse o meu filho de van e ele tivesse que descer no meio da rua eu não iria gostar’, diz a mãe.
Segundo Daniele, o melhor é que se tenha um espaço especifico para isso, e que todos aprendam a respeitar. “Não vai ter espaço para todo mundo na porta da escola, mas a gente ensina desde agora para os nossos filhos podemos parar um pouco mais longe e caminhar, fazendo a coisa certa”, fala.
Mãe das alunas Marina, de 4 anos, e da Luisa de 17, Juliana Garcia, está bem contente com a ação da escola. “Pra mim essa campanha é muito importante, pois aqui na frente já aconteceu de alunos serem atropelados, porque o pessoal não para na faixa de pedestre. Para atravessar é perigoso, muita gente passa correndo e não respeita a lombada”, explica ela.