Programa Aprender e Empreender no Campo tem inscrições abertas

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Montenegro está com inscrições abertas para o programa Aprender e Empreender no Campo. A iniciativa visa qualificar jovens, filhos de agricultores familiares do Município, na busca de soluções tecnológicas para as propriedades. A coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Cidonea Machado Deponti, que está à frente do projeto, participou do programa Estúdio Ibiá, na rádio Ibiá Web, nesta terça-feira, 14, e falou sobre o tema.

Cidonea explicou que o programa visa também atender a uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento Rural de Montenegro, que é a sucessão familiar nas propriedades. “Nós observamos que, na maior parte das propriedades, a grande dificuldade que existe é a sucessão familiar. Os jovens rurais têm, muitas vezes, que se deslocar para conseguir outras oportunidades. Em Montenegro nós temos um agravante, que é não ter escolas de ensino médio em meio rural. Então, os alunos que terminam o ensino fundamental têm que se deslocar para escolas que são escolas urbanas”, destaca a professora.

Nesse sentido, Cidonea aponta que o objetivo principal do projeto é pensar e construir metodologias empreendedoras. A iniciativa tem previsão de duração de um ano e será realizada de forma gratuita, através de financiamento da Fapergs e Sebrae. Os requisitos para participar são: ser aluno de ensino médio de uma escola urbana e filho de agricultores familiares. “A ideia é que esses alunos reafirmem a sua identidade e que possam desenvolver esse empreendedorismo e propor algumas soluções tecnológicas para as propriedades”, afirma Cidonea.

As oficinas terão o uso da Abordagem Baseada em Projetos (ABP), segundo a professora, esse método permite que os problemas sejam pensados e em seguida buscadas as alternativas. “Nós trabalharemos junto com os professores e os alunos para procurar entender quais são os problemas que estão acontecendo na propriedade e quais são as possibilidades que nós temos de construir algo em conjunto”, aponta Cidonea. As inscrições podem ser realizadas até março de 2022, através do site www.bit.ly/aluno_seinscreva. A ideia é atender cerca de 20 alunos, além de professores. O local para a realização das oficinas ainda não foi definido.

Últimas Notícias

Destaques