Durante a pandemia do novo coronavírus, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, oferece possibilidades de aprendizado e interação entre os estudantes que estão em casa e suas famílias.
Nesta semana, o Proerd passou a publicar uma série de videoaulas em suas plataformas online. Ao todo serão 10 vídeos, publicados nos canais oficiais da Brigada Militar – Facebook (Proerd-RS Coordenação Estadual), Instagram, Youtube e Twitter. As videoaulas são apresentadas por policiais que ministram os cursos do Proerd, os chamados proerdianos.
O 5º Batalhão da Polícia Militar de Montenegro (5º BPM) também oferece outra proposta às escolas do município. Conforme a soldado Daiana Brandt, instrutora do Proerd, todas as redes de ensino terão disponibilizados materiais em PDF para serem repassados às famílias de seus alunos. “Estou contatando as professoras das escolas e vou disponibilizar o material via e-mail”, acrescenta Daiana.
O material aborda questões sobre responsabilidade, traz diálogos para serem tratados em família, temas sobre consumo de drogas e outros. “É uma opção que o Proerd dá aos pais para que nessa quarentena possam conversar com seus filhos sobre temas que nós debatíamos nas aulas do programa”, explica a proerdiana. “Esse material será oferecido para todas as escolas, independente de depois elas participarem ou não do Proerd”, detalha Daiana.