Procissão motorizada faz homenagem a São Pedro

Devoção. Católicos de diversas paróquias saíram às ruas para celebrar o padroeiro do Rio Grande no fim de semana

O último fim de semana foi marcado pelos festejos e celebrações da Igreja Católica a São Pedro e São Paulo. No sábado, uma procissão motorizada levou centenas de fieis a desfilar pelas ruas da cidade, saindo do Aeroclube, com passagens pelos bairros Timbaúva, Municipal e Cinco de Maio. Em alguns locais por onde a procissão passava havia queima de fogos para recepcionar os participantes.

Membros de diversas paróquias se uniram na procissão que teve os apóstolos de Cristo como centro das atenções. Segundo a Bíblia, São Paulo não conviveu com Jesus, vindo a se converter do Judaísmo para o Cristianismo após a morte e ressurreição de Cristo. Ele foi responsável por escrever mais da metade do novo testamento, levando o evangelho ao mundo na época do Império Romano. Já São Pedro foi pescador e conviveu com o messias durante os três anos do ministério de Jesus Cristo entre o povo judeu.

Entre os montenegrinos que participaram do evento pelas ruas da cidade, histórias de devoção. Adilson e Tânia Machado fazem parte da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Timbaúva, há mais de dez anos. Eles participam da procissão há pelo menos cinco edições. “Faz parte da nossa caminhada. Nos sentimos honrados e satisfeitos com a nossa comunidade”, afirmam.

Em outro veículo, Carlos Ávila e Arlene Lopes, da comunidade Santo Antônio, no bairro Aeroclube, também destacaram o sentido fraterno dessa data festiva para os católicos. “É para estar junto da comunidade que participamos da procissão. Somos devotos de Santo Antônio e viemos prestar nossas homenagens a São Pedro e São Paulo”, diz Arlene.

Os balões azuis no carro do músico Vitor Oliveira se destacaram em meio às dezenas de carros que saíram em desfile. Com ele, os demais integrantes do grupo que canta nas missas celebradas da paróquia de São Pedro e São Paulo. “É maravilhosa a história deles, uma transformação de vida; como nós que saímos das trevas para a luz do evangelho de Cristo”, ressalta a cantora Maria Irene Lopes, de 78 anos. Já Vitor também aponta o caráter de vida dos apóstolos homenageados com a carreata. “Isso é a comunidade viva, festejando. Como Pedro e Paulo, seguiram a Jesus e isso nos inspira a buscar a mesma fé em Cristo”, destaca.

À noite teve missa celebrada pelo novo bispo coadjutor Dom Carlos Rômulo e no domingo, além de nova celebração religiosa, almoço e festa na sede da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Últimas Notícias

Destaques