Neste domingo, dia 21, a Associação Cultural de Matriz Africana realiza a 7ª edição da Procissão a São Jorge, o “Santo Guerreiro” Católico, e a Ogum, o Orixá Guerreiro nas religiões de matriz Africana. No sincretismo religioso há semelhanças entre as duas entidades. São Jorge é o protetor dos soldados, dos militares e dos ferreiros; o homem do Exército de Deus que enfrentou um dragão com seu cavalo e enfrentaria as “bestas” do inferno para defender o Reino dos Céus.
Ogum é o orixá que vai na frente em uma batalha. Ele é destemido e desbravador; e ensinou os homens a trabalharem com o ferro e o fogo. Ele é representado por uma espada, usada para socorrer rapidamente quem o invoca. São acionados para abrir caminhos, afastar inimigos e resolver problemas de injustiças contra seus fiéis.
A condução das imagens partirá da praça Rui Barbosa, às 17 horas, em direção à beira do Rio Caí. A Associação Cultural organizadora foi criada em Montenegro neste ano, sendo que as outras seis edições foram realizadas pelo grupo “Irmãos de Axé”.