MONTENEGRO e Triunfo lideram o ranking das cidades com maior número de detenções
As prisões pelo crime de tráfico de drogas, nos municípios de Brochier, Pareci Novo, Montenegro e Triunfo, tiveram crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. Destacam-se os registros referentes a Montenegro e Triunfo, onde ocorreu o maior número de detenções.
Segundo dados divulgados pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Montenegro, de janeiro até julho do ano passado, a maior cidade do Vale do Caí contabilizou 24 prisões por tráfico de drogas. Nos seis primeiros meses deste ano foram 57 detenções.
Triunfo também aparece entre às cidades nas quais as ações de repressão ao tráfico se fazem visíveis. Lá não houve crescimento nos registros de prisões, mesmo assim, o município aparece entre os que mais prenderam criminosos no semestre. Em 2019 ocorreram 30 prisões, em 2020 foram 22.
Para o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, os números mostram o reflexo do trabalho estratégico e preventivo ao tráfico desenvolvido pela polícia. “A estratégia da BM na prevenção e repressão do tráfico se altera a cada dia, pois é preciso estudar o perfil criminológico dos envolvidos, o modus operandi e os meios que se utilizam para o cometimento dos delitos”, explica o oficial.
As denúncias feitas, de forma anônima, pela população contribuem para as prisões. O uso de tecnologias somado ao conhecimento dos profissionais da segurança, são destacados pelo comandante como fatores fundamentais para o resultado apresentado no balanço. “Corroboram com resultado o treinamento e a qualificação do efetivo da Força Tática e as ações do setor de inteligência policial, através do videomonitoramento, e da qualificada análise criminal, identificando pessoas e veículos envolvidos, rotas, itinerários, dias e horários”, conclui.