Na tarde desta sexta-feira, 7, a Polícia Rodoviária Federal realizou, em união de esforços com a Guarda Municipal de Montenegro, uma operação voltada à repressão do consumo de álcool na condução de veículos automotores. A ação ocorreu na BR 386, em Montenegro.
Foram fiscalizados cerca de 70 veículos e identificados os condutores e passageiros. Todos os motoristas abordados realizaram o teste do etilômetro para aferir se houve ingestão de bebida alcoólica. Alguns veículos possuíam irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e foram devidamente autuados.
A PRF salientou que a legislação de trânsito vigente pune severamente quem dirige sob a influência de álcool, prevendo uma multa no valor de R$ 2.934,70 (montante esse que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de 1 ano), 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. E se o resultado do teste de bafômetro superar um certo patamar, além da infração de trânsito, o condutor é responsabilizado criminalmente e a recusa ao teste oferecido acarreta as mesmas consequências anteriormente listadas. Ainda, o condutor com o direito de dirigir suspenso que for flagrado conduzindo um veículo terá a sua habilitação cassada, devendo reiniciar todo o processo teórico e prático para a obtenção de uma nova permissão para dirigir.
“A melhor conduta a se adotar após o consumo de álcool é não dirigir um veículo, pois, além das repercussões administrativas e criminais possíveis, o condutor alcoolizado estará colocando a vida ou a integridade física de outras pessoas em risco iminente, e diferente de todo o resto isso possui consequências permanentes”, destacou a PRF.