Sem descanso. Tiago Jantsch busca conciliar estudos, trabalho e treinos
Principal destaque do triathlon da região, o brochiense Tiago Jantsch, 28 anos, está prestes a concluir seu bacharelado em Estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Além de finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele ainda está fazendo outras três disciplinas na faculdade e trabalhando 40 horas semanais na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o que reduziu bastante seu tempo de preparação para os desafios esportivos da temporada.
Se tudo ocorrer dentro do esperado, o triatleta se forma no final do primeiro semestre deste ano, após seis anos de curso. Porém, apesar da correria nesses últimos meses, Tiago não deixa os treinamentos e as disputas de lado. Inclusive, no último final de semana, o brochiense fez sua primeira prova em 2017, na Volta à Ilha, em Florianópolis, Santa Catarina. “Fiz três trechos na Volta à Ilha, deu 35 km de corrida no total. A meta era concluir. Ainda estou acabado, caminhando todo errado, pois fiz trechos de trilha e não no plano”, brinca.
A reta final do curso de Estatística e o trabalho têm feito o triatleta madrugar para treinar, fato que não o incomoda. “Sempre que possível, faço alguma coisa. Esse semestre estou em um ritmo um pouco mais lento, mas estou treinando, para manter a forma. Para conciliar tudo, treino na madrugada, no início da manhã”, conta Tiago, que deve voltar a competir apenas no dia 11 de junho, na 34ª Maratona Internacional de Porto Alegre. “Esta prova terá percursos de 3, 5, 10, 21 e 42 km, mas ainda não decidi qual distância vou fazer”, explica.
Segundo o atleta de Brochier, que atualmente reside na capital Porto Alegre, a correria do dia a dia pode ser conciliada com sucesso e sem segredo. “Tudo é uma questão de objetivo de vida, não tem segredo. Se você quer algo, precisa ir atrás da sua intuição e saber deixar algumas pessoas para trás. Isso no sentido de você acabar se distanciando de amigos e familiares em busca do que te realiza”, argumenta.
Obcecado por vitórias, sejam elas pessoais ou profissionais, Tiago Jantsch revela como conduz sua rotina e onde encontra disposição para nunca ficar parado. “Não adianta reclamar ou fazer ‘mimimi’. Você vai colher amanhã o que está plantando hoje. Suas atuais atitudes farão o que você será amanhã. Se não fizer nada de diferente hoje, amanhã estará no mesmo ponto em que está atualmente”, finaliza.