Prefeitura promete capturar e enviar cães para a Penitenciária Modulada

APÓS fazerem novas vítimas, força-tarefa é montada para retirar animais das ruas

A Prefeitura de Montenegro está mobilizando órgãos como Defesa Civil (DC) e Guarda Municipal (GM) para capturar cães que têm causado dores de cabeça, em moradores da rua Ramiro Barcelos, e lesão corporal, em pedestres e motociclistas, no Centro da cidade. Na manhã dessa quinta-feira, 19, começou um trabalho de busca pelos animais. Após serem pegos, o destino deles será o canil da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro.

Nessa quarta-feira, 18, a comerciante Claudete Aparecida Rodrigues Schvantes, de 45 anos, se tornou a mais recente vítima de ataque dos cães – que se tenha conhecimento. Ela se deslocava para seu local de trabalho, por volta das 5h30min, quando foi mordida por um cão de rua. O fato ocorreu na rua Ramiro Barcelos, entre as quadras da rua Olavo Bilac e São João.

A mulher estava de moto ao ser perseguida por quatro cachorros. Com medo de cair do veículo, ela parou. “Três deles voltaram para trás quando eu parei, mas, o maior veio com tudo e mordeu minha perna”, detalha Claudete. A comerciante buscou atendimento na secretaria municipal de Saúde, mas não quis registrar ocorrência policial.

Situações como a da coempresária têm sido corriqueiras nos últimos meses no Centro do município. Diante das reclamações e pedidos de solução para o caso dos cães soltos, o Prefeito Gustavo Zanatta buscou a parceria da direção da Penitenciária Modulada para abrigar os “encrenqueiros”. A grande dificuldade agora é conseguir pegar os bichos. Arredios e ferozes, eles já escaparam de algumas tentativas de abordagem realizadas, a última ocorrida na semana passada, pela Vigilância Sanitária do Município.

Na tentativa de obter êxito no recolhimento, e também para garantir que isso ocorra sem machucar os cães, o prefeito também pediu apoio do chefe da Defesa Civil, Carlos Ferrão, que é técnico em cinofilia – detém conhecimentos específicos para o trato com os cães.

Ferrão se compromete a tirar os cães da rua o mais rápido seja possível. Contudo, lembra que essa não é atribuição da DC e cobra a responsabilidade dos tutores dos pets. “Se acontecer de uma família não deixar capturar os cães, eu vou responsabilizá-la. Vou chamar a Brigada Militar e representar. Vamos fazer um termo circunstanciado, por ser um crime de menor potencial ofensivo, e vamos dar destino ao fórum. As pessoas têm que ter responsabilidade”, garante o coordenador.

Captura será específica
Segundo Carlos Ferrão, a meta é capturar dois grupos de animais, um que age nas imediações da rodoviária e outro que costuma ficar próximo ao Café Comercial, pois esses são os que já causaram várias lesões em cidadãos locais. “A modulada não é um depósito de cães. Será usada de forma emergencial”, acrescenta Ferrão. Quem tiver informações concretas, sobre a localização desses dois grupos de cães, pode informar através dos telefones 51 3632 4784 ou 9 94594755, diretamente com o coordenador.

Para os demais casos na cidade, a orientação é que o responsável pelo animal seja procurado e informado sobre a perturbação causada por ele. É dever do tutor abrigar o cão dentro de seu pátio. Caso não seja possível resolver o problema através do diálogo, a polícia pode ser acionada. O município não conta com local para abrigar animais.

Fotos: arquivos encaminhados pelas vítimas

Outro caso
Há pouco mais de uma semana, a montenegrina Silvana Machado também foi vítima do quarteto canino das imediações do Café. “Eu vinha de moto quando três cachorros me pegaram, aqui na esquina do Café. Dois foram embora e um avançou no meu pé e abriu meu mindinho. Tive que ir para o hospital e para o postinho de saúde para tomar vacina antirrábica. Também estou tomando antibiótico. Mal consigo colocar sapato”, conta a mulher.

Silvana e Claudete, assim como outros munícipes, cobram providências do Poder Público Municipal. “Me senti muito mal. Pagamos tantos imposto e não conseguimos andar com segurança na rua”, lastima Claudete. “Espero que tomem providencia”, cobra a mulher.

Últimas Notícias

Destaques