Local está impróprio para banho, mas pode ser aproveitado pela população
Um dos espaços de lazer mais conhecidos dos montenegrinos, o Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio, pode se tornar um parque multiuso em breve. É o que projeta a Prefeitura da cidade. Nos últimos dias, a Administração entregou um decreto de utilidade pública de um pedaço da área do Parque Tio Manduca para os proprietários do local.
Após a entrega do decreto, o período para os proprietários se manifestarem – se querem chegar a um acordo amigável ou não – é de 15 dias. Caso a resposta dos donos do local seja negativa, a Prefeitura deve entrar com uma liminar, de acordo com o secretário de Gestão e Planejamento do município, Rafael Cruz.
Com isso, a estimativa é de que, em até 30 dias, a desapropriação da área esteja com sua situação resolvida e, então, os proprietários possam discutir o valor. Com a desapropriação, a área do Baixio passará aproximadamente sete hectares. Atualmente, o local tem cerca de um hectare.
Depois de superar as questões burocráticas, a ideia da Prefeitura, segundo Rafael Cruz, é fazer do Balneário um parque multiuso, para realização de eventos, como rodeios, e também para a prática de esportes aquáticos. Atualmente, o local está impróprio para banho, mas a sede pode ser utilizada pela população para fazer churrascos e piqueniques.