Queixas. Secretário garante realização de manutenção semanal e pontual
Os alagamentos observados novamente em Montenegro neste final de semana pedem uma resposta da Prefeitura. Na tarde de ontem, o secretário de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU), Ricardo Endres, falou do problema, mas não tem um projeto mais abrangente, que contemple toda a cidade. As ações serão pontuais e gradativas, como já ocorrem. Na verdade, ele iniciou sua resposta observando as precipitações atípicas.
Segundo Endres, entre sexta-feira e domingo foram 180 milímetros de chuva, enquanto a média é de 112 para todo o mês de março. “Não há rede que se sustente com esse volume”, argumentou. Ele reiterou que os departamentos da Secretaria têm planejamento semanal para a manutenção de estradas, ruas, bueiros, troca e colocação de tubulações, além de iluminação e outros serviços.
Endres afirma que, somente na semana que passou, mais de 100 quilômetros de estradas receberam manutenção. Com relação às tubulações de esgoto, informou que, em 2016, foram adquiridos 5.320 canos de concreto; e, de janeiro deste até agora, mais 357 canos de um metro foram comprados.
“Nesta segunda-feira pós enxurrada, a Secretaria atuou em várias frentes, resolvendo problemas emergenciais causados pelos mais de 180 mm de chuva”, declarou. Especificamente quanto à rua Amândio Lampert, no bairro São João, também no início da tarde de ontem a Secretaria Municipal de Obras (Smop) encaminhou a planta onde consta o detalhamento dos serviços na via.
Endres garante que as primeiras ações já iniciaram ontem, com uma equipe detectando a extensão do problema, e prometeu que a obra de substituição de rede inicia até o final de março. Ela será realizada pela própria equipe do Departamento de Serviços Urbanos (Dsurb). Outros casos serão avaliados e, se necessário, tomadas providencias emergenciais.
Outra rua do São João que apresenta problemas é a Intendente Felisberto Porfírio de Souza. No temporal da quinta-feira, dia 9, o morador do numeral 594 pediu socorro aos Bombeiros, após novo transbordamento do esgoto e consequente alagamento de sua casa. Endres se defende, apontando que esse cidadão nunca protocolou reclamação da Prefeitura.
Agora, após pedido de providência enviado por um vereador, a demanda está na pauta e deve receber atenção em 20 dias. O secretário salienta que é importante a comunidade registrar e informar defeitos estruturais. “Todos os problemas serão atendidos, dentro da viabilidade da Secretaria e tendo como prioridade a segurança da comunidade”, garante o secretário de Viação e Serviços Urbanos.
Faça sua queixa À SMVSU
Através do telefone 3632-3245
Do Whatsapp (51) 98041-2553
Ou e-mail [email protected]